Home Últimas Notícias Governo brasileiro quer introduzir automóveis e açúcar no Mercosul
Últimas Notícias

Governo brasileiro quer introduzir automóveis e açúcar no Mercosul

Compartilhar

O Brasil tentará incluir os setores automotivo e açucareiro no Mercosul, ao assumir a presidência pro tempore do bloco, na cúpula de presidentes, em Buenos Aires. Em 34 anos de existência, esses setores jamais fizeram parte da Tarifa Externa Comum (TEC).

De acordo com o diretor do departamento do Mercosul no Itamaraty, Francisco Canabrava, a entrada desses setores nas regras do bloco será gradual. Isso porque são considerados sensíveis. “Temos consciência de que são dois setores que, por razões específicas, nasceram excluídos do Mercosul. Estamos trabalhando de maneira gradual, mas sem perder o rumo”, afirmou Canabrava.

Atualmente, o comércio de automóveis é praticamente restrito a Brasil e Argentina, que têm acordos de cotas. Assim, uma quantidade limitada de veículos pode entrar no intercâmbio sem a alíquota de importação, de 35%. O Brasil defende uma política automotriz comum para os sócios do Mercosul.

No caso do açúcar, o diplomata explicou que a ideia é que seja feita uma integração entre as cadeias produtivas, incluindo massas e biscoitos, de todos os países do Mercosul. Seriam estabelecidos parâmetros e termos de referência, para evitar que os produtores locais sejam prejudicados.

“Há sensibilidade nos nossos sócios do Mercosul. Nosso trabalho não tem o objetivo de excluir os agricultores locais”, disse.

A cúpula do Mercosul será realizada nos dias 2 e 3 de julho, na Argentina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará na noite da próxima quarta-feira e voltará ao Brasil no dia seguinte, após as reuniões entre os presidentes do bloco.

A presidência pro tempore do Mercosul dura seis meses e, atualmente, está com a Argentina. A partir da semana que vem, Lula receberá o mandato do presidente argentino, Javier Milei.

O Globo| Eliane Oliveira

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do...