Home Últimas Notícias Irrigação estratégica impulsiona milho para etanol e garante estabilidade produtiva no Centro-Oeste
Últimas Notícias

Irrigação estratégica impulsiona milho para etanol e garante estabilidade produtiva no Centro-Oeste

Compartilhar

A produção de etanol de milho segue em ritmo acelerado no Brasil, principalmente em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que concentram as maiores áreas plantadas. O aumento do número de usinas e a consolidação do milho como fonte de biocombustível sustentável frente aos combustíveis fósseis mostram o potencial do país no setor. Segundo dados recentes da Pátria Agronegócios, a colheita da segunda safra de milho 2024/25 já atinge 53,30% da área plantada, com expectativa de produtividade recorde em importantes estados produtores.

A consultoria AgRural revisou para cima a projeção de produção total do cereal nesta safra, alcançando 136,3 milhões de toneladas – ante 130,6 milhões estimados anteriormente. A alta está diretamente ligada ao rendimento elevado da safrinha, que deve atingir 108,9 milhões de toneladas, com destaque para Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para William Damas, especialista agronômico da Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, a tecnologia tem papel estratégico para que o crescimento do etanol de milho aconteça de forma sustentável. “O desafio é aumentar a produção sem substituir culturas igualmente importantes, como soja e feijão. A irrigação potencializa a produtividade numa mesma área, evitando que novas áreas precisem ser abertas exclusivamente para milho”, destaca.
Além disso, o Mato Grosso do Sul, estado que vem atraindo novas indústrias de etanol de milho, sofre historicamente com instabilidades climáticas que afetam diretamente a rentabilidade dos produtores.

William Damas comparativo de plantas irrigadas (esquerda) cultivadas em sequeiro (direita)

“É comum a produtividade cair para 80 ou 90 sacas por hectare em anos secos. Em áreas irrigadas, de clientes da Netafim as produtividades atingem 140 a 150 sacas, garantindo estabilidade e segurança de fornecimento para as indústrias”, explica Damas.

Além de fortalecer o crescimento sustentável do setor, a irrigação contribui para que o Brasil se consolide como um dos maiores produtores de milho do mundo, atendendo simultaneamente ao mercado de grãos e ao de biocombustíveis.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal

Entidade afirma que funcionários não receberam verbas rescisórias e enfrentam atrasos em...

raízen
Últimas NotíciasOpinião

Raízen: o que os números do 4º trimestre realmente revelam

Muito se falou nos últimos dias sobre a situação financeira da Raízen....

DestaqueÚltimas Notícias

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Raízen

Decisão suspende cobranças e execuções contra a Raízen por 180 dias e...

Últimas NotíciasOpinião

Ciência militante contra o agro ainda existe

Por incrível que pareça, ainda encontro muito fanatismo científico aqui no Brasil,...