Home Últimas Notícias Usina Cedro recebe autorização da ANP e inicia operações em Paranaíba (MS)
Últimas NotíciasDestaque

Usina Cedro recebe autorização da ANP e inicia operações em Paranaíba (MS)

Com previsão de processar 614,23 mil toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, a usina deve colher aproximadamente 8 mil hectares.
Compartilhar

A Usina Cedro, localizada no município de Paranaíba (MS), recebeu autorização oficial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar suas operações. A liberação foi publicada na edição de quinta-feira, 1º de agosto, do Diário Oficial da União e já está em vigor.

De acordo com o documento, a planta tem capacidade para produzir diariamente até 1,4 milhão de litros de etanol hidratado e 850 mil litros de anidro. A autorização confirma ainda que todas as exigências legais, ambientais e de segurança foram devidamente cumpridas.

A unidade pertence ao Grupo Pedra Agroindustrial S/A, com sede em Andradina (SP), que adquiriu a antiga Usina Orbi Bioenergia em 2023. Instalada no km 62 da BR-158, na zona rural de Paranaíba, a usina marca o início de um novo ciclo produtivo com foco em energia renovável, desenvolvimento econômico e práticas sustentáveis.

“O início das atividades representa a concretização de um projeto planejado com responsabilidade”, afirma Luiz Roberto Kayzel Cruz, superintendente da Pedra Agroindustrial. “Esta unidade nasce com um propósito claro de produzir energia limpa, gerar desenvolvimento local e contribuir de forma concreta para um futuro mais sustentável.”

Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente na produção de energia renovável a partir da cana-de-açúcar e do milho, com atuação expressiva na fabricação de etanol, açúcar e bioeletricidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o estado alcançou produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/25, consolidando-se como o quarto maior produtor do país.

Atualmente, o estado conta com 22 usinas de bioenergia em operação, cerca de 50 fornecedores de cana e mais de 30 mil empregos diretos distribuídos em mais de 40 municípios. Com a entrada em operação da Usina Cedro, a expectativa é de que Paranaíba amplie ainda mais sua participação nesse cenário, atraindo novos investimentos e contribuindo para o crescimento sustentável do setor no Brasil.

O projeto prevê a geração de 1.200 empregos diretos e indiretos. A usina está instalada no km 62 da BR-158, zona rural do município.

Para o Presidente da Biosul, Amaury Pekelman, a validação da ANP marca um mais um momento importante para o setor de bioenergia no Estado. “A decisão do grupo Pedra em escolher Mato Grosso do Sul para a instalação da de uma nova unidade reafirma a confiança no potencial do nosso estado como polo estratégico da bioenergia. Com o início da operação da Usina Cedro, fortalecemos a geração de empregos, a diversificação da matriz energética e o compromisso com a produção de energia limpa e renovável. Mato Grosso do Sul reúne todos os atributos para liderar a transição energética no Brasil, e investimentos como este são fundamentais para consolidar nosso papel nessa jornada”, afirma Pekelman

Com informações Rede JotaFM

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uisa tem plano de investimentos de até R$ 3 bilhões, incluindo etanol de milho e BECCS

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, José Mazuca explica os detalhes do projeto...

Últimas Notícias

Investidores procuram a Cosan para comprar fatia minoritária da holding

Movimento ocorre paralelamente à busca do grupo por um novo sócio para...

Últimas NotíciasDestaque

Indústria de etanol de milho retoma expansão com R$ 23 bilhões em novos projetos

Após um período de retração, a indústria de etanol de cereais no...

Últimas Notícias

Incêndio atinge canavial e área de preservação ambiental em Santa Albertina (SP)

Chamas começaram na manhã de sexta-feira, 22, nas proximidades da rodovia Jarbas...