A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da 30ª Conferência das Partes (COP30), realizada em Belém (PA), reforçando o papel do setor sucroenergético nas discussões globais sobre clima e energia. No dia 19, às 15h30, o CEO da entidade, José Guilherme Nogueira, será um dos debatedores do painel “Desenvolvimento Regional e Transição Energética”, dentro da programação do eixo de Energias Renováveis.
O painel será moderado por Nelson Perez, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, e contará com a participação de André Nassar (Abiove), Laís Nara (OCB) e Mário Campos (Bioenergia Brasil). O debate abordará caminhos para uma transição energética que reconheça o valor estratégico do agro brasileiro, especialmente o potencial dos biocombustíveis e das práticas sustentáveis no desenvolvimento regional.
Segundo Nogueira, a presença dos produtores na COP é estratégica. “O intuito da nossa participação é mostrar o poder da descarbonização e as experiências com o etanol, destacando a importância da cadeia integrada e a valorização dos produtores de cana-de-açúcar. Precisamos divulgar o que o Brasil vem fazendo com a cana como matéria fundamental para a transição energética, que precisa ser realizada”, afirmou.
A programação do eixo Energias Renováveis na COP30 também inclui debates sobre biocombustíveis e segurança alimentar, além de temas ligados à sustentabilidade ambiental e contabilidade de carbono.
A COP é o principal fórum global da ONU para negociação e debate sobre mudanças climáticas. Em sua 30ª edição, o evento acontece em Belém, no coração da Amazônia, destacando o protagonismo do Brasil na agenda climática internacional.