Home Últimas Notícias Preços do açúcar são impulsionados na ICE por menor exportação de açúcar da Índia
Últimas Notícias

Preços do açúcar são impulsionados na ICE por menor exportação de açúcar da Índia

Compartilhar

Os futuros de açúcar negociados na ICE subiram para máximas de três semanas nesta sexta-feira, 14, em meio à redução da oferta na Índia. O Ministério da Alimentação da Índia anunciou que permitirá que as usinas exportem 1,5 milhão de toneladas de açúcar na safra 2025/26, abaixo das estimativas anteriores de 2 milhões de toneladas.

O contrato de açúcar bruto com vencimento em março de 2026 fechou em alta de 0,52 centavo de dólar, ou 3,6%, para 14,96 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato de açúcar branco para subiu US$ 13,20, ou 3,2%, indo a US$ 425,80 por tonelada.

A perspectiva de uma oferta global robusta de açúcar pressionou os preços do produto no último mês. Na segunda-feira passada, 10, o açúcar refinado atingiu uma mínima de 4,75 anos para o contrato futuro mais próximo. Na quinta-feira, 13, os preços do açúcar bruto despencaram para uma mínima de cinco anos devido ao aumento da produção de açúcar no Brasil e à visão de um excedente global.

A possibilidade de uma produção recorde de açúcar no Brasil é pessimista para os preços. A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) informou na sexta-feira, 14, que a produção da commodity na região Centro-Sul durante a segunda quinzena de outubro aumentou 16,4% em relação ao ano anterior, para 2,068 milhões de toneladas.

Além disso, o direcionamento da cana-de-açúcar moída para a produção de açúcar subiu para 46,02% na quinzena, ante 45,91% no mesmo período do ano passado. Com isso, a produção acumulada na safra 2025/26 até outubro aumentou 1,6% em relação ao ano anterior, para 38,085 milhões de toneladas.

Na Índia, sinais de uma safra de açúcar maior também estão pressionando os preços para baixo. A Associação Indiana de Usinas de Açúcar (Isma, na sigla em inglês) elevou, na terça-feira, 11, sua estimativa de produção de açúcar em 2025/26 para 31 milhões de toneladas, ante a previsão anterior de 30 milhões de toneladas. O valor também representa um aumento de 18,8% em relação ao ano anterior.

A Isma também reduziu sua estimativa para o açúcar usado na produção de etanol para 3,4 milhões de toneladas, ante a previsão de 5 milhões de toneladas. Este é um dos fatores que podem permitir que a Índia aumente suas exportações de açúcar.

Informações da Barchart
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...