Home Últimas Notícias Fertilizantes mais caros pressionam custos do produtor em abril
Últimas Notícias

Fertilizantes mais caros pressionam custos do produtor em abril

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) encerrou abril em 1,56, refletindo o aumento nos preços dos fertilizantes no mercado internacional, mesmo diante de uma variação mais moderada das principais commodities agrícolas acompanhadas pelo indicador.

Segundo dados divulgados pela Mosaic, os preços médios das commodities agrícolas registraram alta limitada a 1,3% no período, mas o movimento foi marcado por comportamentos distintos entre os produtos analisados. Soja, milho e algodão apresentaram valorização de 10%, 6% e 9%, respectivamente, enquanto os preços da cana-de-açúcar recuaram 6%, reduzindo o impacto positivo sobre o índice agregado.

Do lado dos insumos, os fertilizantes registraram alta média próxima de 10%, acompanhando a atual dinâmica do mercado global. Entre as principais matérias-primas, a ureia avançou 14%, o fosfato monoamônico (MAP) subiu 10%, o superfosfato simples (SSP) teve alta de 19% e o cloreto de potássio (KCL) avançou 4%.

De acordo com a Mosaic, o movimento reflete um cenário internacional mais pressionado, especialmente em função da escassez de enxofre, matéria-prima essencial para a produção de fertilizantes.

O câmbio contribuiu para amenizar parte da pressão sobre os custos. O dólar registrou queda de 4% no mês, reduzindo parcialmente os impactos da valorização dos insumos importados sobre o mercado brasileiro.

Ainda assim, a companhia destaca que o ambiente internacional segue como fator de atenção para o agronegócio. A continuidade dos conflitos geopolíticos pode afetar tanto a importação de fertilizantes quanto as exportações brasileiras, mantendo riscos adicionais de pressão sobre os custos de produção e sobre o IPCF nos próximos meses.

Segundo a Mosaic, a escalada dos conflitos no Oriente Médio também influenciou o comportamento das commodities agrícolas ao elevar os preços do petróleo, gerando reflexos indiretos sobre o setor. Parte desse movimento, porém, foi limitada pela grande safra brasileira recentemente colhida, que restringiu avanços mais intensos nos preços agrícolas.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços dos fertilizantes recuam, mas agricultores ainda enfrentam dificuldades, diz Rabobank

Os preços globais dos fertilizantes recuaram em relação aos picos registrados durante...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

Últimas Notícias

Rabobank vê queda quase certa na produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27

Mix mais alcooleiro e menor produção acumulada aumentam incerteza sobre a oferta;...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul recua 7,9% na 1ª quinzena de agosto, aponta ministério

A produção de açúcar do Centro-Sul recuou 7,9% na primeira quinzena de...