Home Bioenergia Acordo UE-Mercosul sai porque é vantajoso para os dois lados, afirma Ministra
BioenergiaMercadoNegócios

Acordo UE-Mercosul sai porque é vantajoso para os dois lados, afirma Ministra

Compartilhar

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acredita que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul vai sair apesar do possível “vai e volta” do texto. “O acordo é muito vantajoso para os dois blocos. A agricultura da Europa não cresce há muitos anos. Eles vão ser cada vez menos competitivos em comparação ao Brasil e isso assusta o produtor europeu”, afirmou em entrevista ao Fórum Valor Reconstrução Sustentável nesta terça-feira, 29.

Em agosto, a chanceler alemã, Angela Merkel, chegou a dizer ter “sérias dúvidas” sobre a efetivação do acordo entre os dois blocos, por causa da Amazônia. Sobre a pressão exercida pelo mercado externo diante das questões ambientais brasileiras, a ministra afirmou: “Um país gigante como o nosso é muito difícil você dizer que vai resolver isso em um curtíssimo prazo, são diversas variáveis”, pontuou, destacando, por exemplo, o uso de queimadas por produtores.

Tereza Cristina disse que, do seu ponto de vista, o ponto mais sensível não são as críticas dos Estados europeus, mas possíveis impactos nas vendas. “Minha preocupação é que essa propaganda negativa não atinja de maneira devastadora os consumidores”, completou.

A ministra criticou ainda políticas ambientais do continente. “A Europa hoje tem uma matriz energética que vem do carvão, do petróleo. Eu sei que eles estão trabalhando nisso, mas a nossa matriz energética é muito mais limpa”, disse, destacando que as cidades e não o campo são os principais problemas. Segundo ela, a agricultura mundial impacta apenas cerca de 20% no problema de emissão de gases de efeito estufa.

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasMercado

Petróleo sobe com cobertura de posições antes de feriado nos EUA

Os preços do petróleo registraram pequenos ganhos nesta quinta-feira, 2, à medida...

Últimas NotíciasMercado

Preços do açúcar avançam pela quarta sessão consecutiva com preocupação sobre monções na Índia

Déficit de chuvas no segundo maior produtor mundial, menor produção de açúcar...

Últimas NotíciasMercado

Chuvas sustentam preços do etanol pela terceira semana consecutiva no mercado paulista

Paralisações na moagem limitaram a oferta do biocombustível, enquanto distribuidoras seguem cautelosas...