Conecte-se conosco
 

Açúcar

Açúcar cristal encerra novembro em queda, mas mantém máximas históricas

Publicado

em

Os preços do açúcar cristal branco (Icumsa de 130 a 180) registraram recuo no mercado spot do estado de São Paulo na última semana de novembro, segundo levantamento do Cepea. Na sexta-feira, 29, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 164,55/saca de 50 kg, marcando uma queda de 1,57% em relação à sexta-feira anterior. Apesar do enfraquecimento, os valores registrados ao longo do mês se mantêm como os maiores nominais da série histórica do Centro de Pesquisas.

De acordo com pesquisadores, o enfraquecimento dos preços reflete a resistência de compradores a novos reajustes positivos, mesmo diante da oferta restrita de açúcar de melhor qualidade, como o Icumsa 150, no mercado spot. Este cenário é consequência do maior volume direcionado às exportações e da proximidade do encerramento da safra 2024/25.

Na semana anterior, os preços já haviam sinalizado um possível “patamar máximo” de negociação. O valor médio do Indicador havia caído para R$ 167/saca, após renovar a máxima histórica no dia 18. Segundo agentes das usinas paulistas, os estoques de açúcar cristal de maior qualidade devem permanecer limitados até o início da safra 2025/26, prevista para começar em abril de 2025.

A oferta reduzida somada ao comportamento cauteloso dos compradores resultou em queda na liquidez captada pelo Cepea. Ainda assim, os patamares alcançados em novembro destacam-se pela força da demanda externa e pelo cenário ajustado de estoques no mercado interno.

Com informações do Cepea
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading