Home Açúcar Açúcar e bioinsumos em destaque no mercado sucroenergético
AçúcarEdição 188Edição 189Edição 190Edição 191Edição 192Edição 193Edição 194Edição 195Edição 196Edição 197MercadoÚltimas Notícias

Açúcar e bioinsumos em destaque no mercado sucroenergético

Compartilhar

O setor sucroenergético registrou movimentações importantes na última semana, com destaques para a evolução do mercado de bioinsumos e a oscilação nos preços do açúcar cristal. As informações foram divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, por meio do informativo “Sucroenergético 360º” e indicadores do mercado spot.

Segundo os pesquisadores do Cepea, os bioinsumos têm ganhado protagonismo global devido à demanda crescente por práticas agrícolas sustentáveis e à redução no uso de produtos químicos. Entre as categorias de bioinsumos – biopesticidas, biofertilizantes e bioestimulantes –, os biopesticidas são os mais utilizados, representando 54% do valor de vendas mundiais. A nova edição do “Sucroenergético 360º” iniciou uma série de análises sobre bioinsumos, começando pelos biopesticidas, que se destacam como alternativa sustentável no manejo de pragas e doenças, promovendo um controle ambientalmente amigável.

Enquanto isso, o mercado de açúcar cristal enfrentou ajustes após renovar a máxima nominal da série Cepea no dia 18/11. De acordo com pesquisadores, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal branco (cor Icumsa de 130 a 180) recuou para R$ 167/saca de 50 kg e manteve esse patamar até o fim da semana. A queda nos preços reflete uma possível estabilização no “patamar máximo” de negociação ao final da safra 2024/25.

Agentes das usinas relatam que os estoques de açúcar, especialmente os de qualidade superior como o Icumsa 150, estão restritos para vendas no mercado spot até o início da próxima safra, programada para abril de 2025. Além disso, a demanda enfraquecida nos últimos dias contribuiu para a redução da liquidez observada no período.

Com informações do Cepea
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...