Últimas Notícias
Agrícola da Usina Jacarezinho completa 2 mil dias sem incidentes com afastamento
No dia 28 de junho de 2022, a equipe Agrícola da Usina Jacarezinho, unidade produtora de açúcar, etanol e energia, controlada pelo Grupo Maringá, alcançou o recorde de dois mil dias sem incidentes com afastamento.
De acordo com a companhia, a conquista foi resultado da construção de uma cultura de saúde e segurança do trabalho sólida, com investimentos na qualificação dos profissionais, aprimoramento de infraestrutura e gestão de comportamento.
Para celebrar os mais de cinco anos sem ocorrências significativas contra a integridade dos colaboradores, a Usina programou diversos eventos com os colaboradores, que ganharam brindes e almoço especial. Houve também instalação de outdoor, faixas comemorativas e adesivagem de veículos da empresa utilizados por vários setores, como caminhão e trator, além de carreata até o campo, passando pela oficina automotiva, administrativa e suprimentos.
Segundo a gerente da Qualidade e Meio Ambiente da Usina Jacarezinho, Márcia Gusi, a saúde e a segurança do trabalho estão inseridas no mapa estratégico do Grupo Maringá e desdobram-se na sua missão, visão e valores.
“Alcançar esse marco é uma conquista de todos, fruto do engajamento das equipes de produção, manutenção, saúde e segurança do trabalho. Nossa meta, agora, é chegar aos 2.500 dias sem incidentes!”, completa.
Cuidado contínuo
Entre as iniciativas que permitiram o marco de 2.000 mil dias sem incidentes estão as medidas que valorizam a consciência do cuidado ativo. Entre elas estão a introdução do “Levantamento de Perigos e Avaliação de Riscos (LPAR)”, ferramenta que amplia a percepção dos riscos das atividades e do ambiente; o fortalecimento dos “Diálogos de Segurança (DS)”, realizados periodicamente pelas lideranças com suas equipes; a atualização dos procedimentos de trabalho e Ordens de Serviço de Segurança conforme alterações das Normas Regulamentadoras (NRs); a realização de Auditorias de Segurança e Saúde, para antecipação de possíveis ocorrências e eliminação de riscos, entre outras ações.
A empresa mantém um plano anual de treinamentos, que envolve, por exemplo, formação e capacitação de brigadistas de combate a incêndios na lavoura e arredores. Vale destacar as campanhas de prevenção a incidentes com as mãos, de segurança no trânsito (Maio Amarelo), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e Setembro Amarelo, de combate ao suicídio.
Os colaboradores contam, ainda, com programas específicos de saúde, como o “Tabagismo” e “Viva Mais”, que orientam a busca por uma alimentação saudável, o incentivo à práticas de atividades físicas e o combate a drogas, alcoolismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
75 anos de história
A Usina Jacarezinho, que completou 75 anos em 2021, tem capacidade de moagem superior a 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar ao ano e uma produção diária alcança 25 mil sacas de açúcar.
No etanol, a sua produção diária alcança 900 m³, com uma capacidade de cogeração de energia 25 MW/h a partir da biomassa da cana. Mais de 30 mil hectares da companhia são de terras próprias e parceiras, dedicadas à cultura de cana-de-açúcar. Atualmente, cerca de 400 produtores integram sua rede de parcerias de confiança, gerando desenvolvimento na região.
O Grupo Maringá, detentor da usina, atua nos setores sucroenergético, produzindo açúcar, etanol e energia, e no setor siderúrgico, fabricando ferro-liga de manganês. A Usina Jacarezinho, a Cia. Canavieira e, agora, a Maringá Energia, atuam de forma integrada para fornecer alimento e energia limpa e renovável aos mercados nacional e internacional.
Cadastre-se e receba nossa newsletter