Home Últimas Notícias Agro e Clima: chuvas voltam a acontecer e podem chegar ao Centro-Sul do País
Últimas Notícias

Agro e Clima: chuvas voltam a acontecer e podem chegar ao Centro-Sul do País

Compartilhar

O declínio das temperaturas já observado no Sul desde o início da 2ª semana de agosto e no Sudeste a partir da sexta feira (19/08) deve prosseguir até o começo da próxima semana. De acordo com relatório do Itaú BBA, são previstas chuvas com possibilidade de queda de granizo no norte do RS, SC e PR e há condição de geada moderada a forte na região.

As chuvas também devem alcançar o Sul de SP e o MS, mas em menor intensidade. “O risco de geadas em SP e no sul de MG é baixo mas
não descartado em áreas mais propensas.  No MT, GO, MG, Região Norte e MATOPIBA o tempo deve seguir seco. Já a partir de 25/08, o modelo americano indica chuvas relevantes apenas na parte sul do RS.  A NOAA reforçou a expectativa de que a La Niña persista até o final do ano, com probabilidade revisada para 70%.”, disseram os analistas do banco em relatório.

Nos últimos 30 dias, a maior parte da região central do país seguiu predominantemente seco, condição típica do período, favorecendo as colheitas de milho safrinha, de algodão e das culturas perenes, embora tenham ocorrido as primeiras chuvas, de baixa intensidade, em algumas regiões de SP, no MS e no sul de MG.

Além da seca nessas áreas, chamou atenção o forte calor. Segundo o INMET, foi o mês de julho mais quente em 38 anos no Brasil, o que acentuou o déficit hídrico. Já na Região Sul, a condição foi diferente, com as chuvas presentes nos três estados e um pouco mais concentradas na parte sul do PR e em SC, o que ajudou no desenvolvimento das culturas de inverno, inclusivedo trigo, além do armazenamento de água, embora os plantios de inverno tenham atrasado um pouco em função do excesso de chuvas no início de julho.

“Já nos EUA, onde as safras estão em momento decisivo, as chuvas não foram perfeitas no Corn Belt, com a condição das lavouras de soja e milho razoável, diferentemente das áreas de algodão e pastagens, bem piores ao sul do país, onde a seca foi bem mais severa”, afirmaram os analistas do banco.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Moagem de cana no Centro-Sul recua 2,22% na safra 2025/26 até meados de janeiro, aponta UNICA

Na primeira quinzena de janeiro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Variedades IAC quadruplicam presença no Centro-Sul em oito safras

Perfil moderno, maior longevidade dos canaviais e avanço da mecanização impulsionam adoção...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima

Presidente do Sifaeg avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...