Home Últimas Notícias Agro e Clima: chuvas voltam a acontecer e podem chegar ao Centro-Sul do País
Últimas Notícias

Agro e Clima: chuvas voltam a acontecer e podem chegar ao Centro-Sul do País

Compartilhar

O declínio das temperaturas já observado no Sul desde o início da 2ª semana de agosto e no Sudeste a partir da sexta feira (19/08) deve prosseguir até o começo da próxima semana. De acordo com relatório do Itaú BBA, são previstas chuvas com possibilidade de queda de granizo no norte do RS, SC e PR e há condição de geada moderada a forte na região.

As chuvas também devem alcançar o Sul de SP e o MS, mas em menor intensidade. “O risco de geadas em SP e no sul de MG é baixo mas
não descartado em áreas mais propensas.  No MT, GO, MG, Região Norte e MATOPIBA o tempo deve seguir seco. Já a partir de 25/08, o modelo americano indica chuvas relevantes apenas na parte sul do RS.  A NOAA reforçou a expectativa de que a La Niña persista até o final do ano, com probabilidade revisada para 70%.”, disseram os analistas do banco em relatório.

Nos últimos 30 dias, a maior parte da região central do país seguiu predominantemente seco, condição típica do período, favorecendo as colheitas de milho safrinha, de algodão e das culturas perenes, embora tenham ocorrido as primeiras chuvas, de baixa intensidade, em algumas regiões de SP, no MS e no sul de MG.

Além da seca nessas áreas, chamou atenção o forte calor. Segundo o INMET, foi o mês de julho mais quente em 38 anos no Brasil, o que acentuou o déficit hídrico. Já na Região Sul, a condição foi diferente, com as chuvas presentes nos três estados e um pouco mais concentradas na parte sul do PR e em SC, o que ajudou no desenvolvimento das culturas de inverno, inclusivedo trigo, além do armazenamento de água, embora os plantios de inverno tenham atrasado um pouco em função do excesso de chuvas no início de julho.

“Já nos EUA, onde as safras estão em momento decisivo, as chuvas não foram perfeitas no Corn Belt, com a condição das lavouras de soja e milho razoável, diferentemente das áreas de algodão e pastagens, bem piores ao sul do país, onde a seca foi bem mais severa”, afirmaram os analistas do banco.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...