Home Últimas Notícias Agroindústria cresce apenas 0,6% em fevereiro, revela FGVAgro
Últimas Notícias

Agroindústria cresce apenas 0,6% em fevereiro, revela FGVAgro

Compartilhar

A expansão foi puxada por apenas três setores, que têm peso relevante no índice: Insumos Agropecuários (21,6%), Produtos Têxteis (4,8%) e Alimentos de Origem Animal (1,1%).

A pesquisa sobre o volume de produção agroindustrial, do FGVAgro, revela que a Agroindústria continuou com um desempenho tímido em fevereiro, com alta de 0,6% frente ao mesmo mês de 2024.  No acumulado nos primeiros dois meses de 2025, a expansão da produção agroindustrial, frente ao mesmo período de 2024, também foi de 0,6%.

O resultado moderado, foi puxado pelo segmento de Produtos Não-alimentícios, cuja alta foi de 2,8%. Por sua vez, o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas registrou contração de 0,9%. Na realidade, o crescimento foi puxado por apenas três setores: Insumos Agropecuários (21,6%), Produtos Têxteis (4,8%) e Alimentos de Origem Animal
(1,1%). Todos os demais setores registraram contração.

Enquanto a maioria dos setores agroindustriais apresentou resultados positivos, a produção de biocombustíveis registrou queda de 7% segundo a FGV. O relatório aponta que tanto o etanol (derivado da cana-de-açúcar) quanto o biodiesel (produzido a partir de óleos vegetais, como soja e gordura animal) tiveram redução em sua produção. É a quarta contração consecutiva. Segundo estudo, a queda no mês foi derivada de uma moagem menor de cana, sendo que, na segunda quinzena de fevereiro, as usinas da região Centro-Sul do país processaram praticamente a metade do processado um ano antes, impactando a produção de etanol e de açúcar. No caso do biodiesel, a redução na mistura obrigatória de biodiesel no diesel comum, impactou a produção do biocombustível.

O relatório completo da FGV está disponível aqui.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues antecipa como o Agro brasileiro será posicionado na COP30 e faz sérios alertas

Ex-ministro descreveu o documento que representará o setor privado na conferência do...

India
Últimas Notícias

Maior cultivo de mandioca na Tailândia pode impactar mercado global de açúcar

Segundo a StoneX, com os preços do açúcar em queda e a...

Últimas NotíciasOpinião

Opinião: O agronegócio sob fogo cruzado

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e fazer demagogia,...

Últimas Notícias

Brasil e Indonésia firmam acordo de cooperação para comércio de produtos do agro

O Brasil e a Indonésia firmaram acordo de cooperação em medidas sanitárias...