Home Últimas Notícias Alvorada inicia terraplanagem da usina de etanol de milho em Canarana (MT)
Últimas Notícias

Alvorada inicia terraplanagem da usina de etanol de milho em Canarana (MT)

Compartilhar

A Agrícola Alvorada anunciou que já começou as obras de sua usina de etanol de milho de Canarana (MT). Com previsão de conclusão para abril de 2025, a unidade prevê a geração de até 1,5 mil empregos durante a fase de construção e capacidade de produção de 630 mil litros de etanol por dia.

A Agrícola Alvorada, empresa que trabalha com a revenda de grãos e insumos, afirma que a usina é um projeto para diversificar suas operações. A iniciativa de verticalização está em linha com a missão da companhia de oferecer soluções completas que gerem valor ao produtor rural.

“Ao passo em que avançamos em nosso plano de crescimento, ampliamos o portfólio de opções que beneficiam nossos parceiros. Ao garantir demanda pelo produto, a unidade de etanol de milho vai aumentar a liquidez dos produtores da região, além de contribuir para a geração de renda das comunidades do entorno, estimulando a economia local”, afirma o sócio-presidente da Alvorada, Jarbas Weis.

Recentemente, a Câmara Municipal de Canarana aprovou o projeto de Lei Complementar nº 13/2023, que concedeu incentivo fiscal à empresa Agrícola Alvorada, para a instalação da usina. O projeto é de autoria do prefeito Fábio Faria.

Com isso, a companhia recebeu uma isenção, pelo prazo de dez anos, para os impostos Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI).

Em contrapartida, a Alvorada investirá o valor aproximado de R$ 1,3 bilhão no empreendimento. A companhia também se obriga a gerar novos postos de trabalhos diretos e indiretos, além de garantir o incremento no valor adicionado do Índice de Participação do Município (IPM) de Canarana por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), mediante faturamento de todas as operações.

Na mesma sessão, os vereadores também pediram para a empresa que instale, junto à futura planta, um posto para venda direta de etanol. Por conta da isenção, o etanol poderá ser ofertado a um custo mais barato, conforme permite a legislação vigente no Brasil.

Portal O Pioneiro, MT

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...