Home Últimas Notícias Ampliação de moagem de cana e da indústria da Usina Alta Mogiana foi tema de audiência pública
Últimas Notícias

Ampliação de moagem de cana e da indústria da Usina Alta Mogiana foi tema de audiência pública

Compartilhar

A ampliação da moagem de cana-de-açúcar, da área construída e instalação de novos equipamentos no perímetro industrial da Usina Alta Mogiana foram discutidos em Audiência Pública, realizada pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), no dia 18 de agosto. A Audiência Pública foi sobre o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).

Totalmente aberta à população, uma audiência pública é um instrumento de participação popular para debater sobre a elaboração de um projeto de lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente. Divulgada em rádios e publicada em jornais, a audiência aconteceu no salão de eventos do LIONS Clube de São Joaquim da Barra e participaram cerca de 80 pessoas, entre autoridades e membros da sociedade civil.

Presidiu a audiência Anselmo Guimarães de Oliveira – Secretário-Executivo do CONSEMA, ao lado de Fábio Deodato, Representante técnico da CETESB São Paulo e de Ludimilla Auad, Conselheira do CONSEMA. Representando a Usina Alta Mogiana, Fernando Vicente, diretor Industrial, falou sobre a história da empresa beneficiando São Joaquim da Barra e região, destacando suas ações de responsabilidade social.

“Há uma preocupação muito forte nossa, do papel social que a usina tem que exercer. Não menos importante é a nossa responsabilidade de formação do nosso time. A questão educacional é nossa grande prioridade”, disse Vicente. 

A defesa técnica foi realizada por Danilo Fiori, da consultoria AMBIUM, organizadora e gerenciadora das informações estratégicas e ambientais da empresa. A gente sabe que em todo processo agrícola e industrial, é óbvio que impactos ambientais podem ocorrer. O importante é que a empresa tenha ciência, controle, consiga tomar as ações e mitigar isso da melhor forma possível”, disse Fiori

Representando o poder público, o prefeito de Ipuã, Ronywerton Pereira, falou sobre os empregos gerados para a região, bem como o apoio à comunidade em Ipuã, através por exemplo, de vagas dentro do programa Jovem Aprendiz ou, ainda, das aulas gratuitas de Natação, oferecidas com o patrocínio da empresa através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Atualmente, a Usina Alta Mogiana aguarda a emissão da licença ambiental ou se haverá manifestação da CETESB para complementar, posteriormente, a defesa do projeto.

Compartilhar
Artigo Relacionado
planta be8
Últimas Notícias

BNDES financia com R$ 290,2 milhões primeira fábrica de glúten vital do Brasil da Be8

O Brasil dará um passo inédito na indústria alimentícia com a instalação...

Últimas NotíciasDestaque

Moagem cai mais de 14% e produtividade recua no Centro-Sul, alerta UNICA

A safra 2025/26 começou sob pressão no Centro-Sul do Brasil. De acordo...

Últimas Notícias

Setor canavieiro de PE alerta para impactos da proposta de nova Resex no litoral do estado

O ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, propõe a criação...

Cana nordeste
Últimas Notícias

Nova PE-062 impulsiona setor canavieiro da Zona da Mata de Pernambuco

Com investimento de R$ 88 milhões, o Governo de Pernambuco inaugurou na...