Home Últimas Notícias Apta Regional aborda a produção da soja em áreas de canavial
Últimas Notícias

Apta Regional aborda a produção da soja em áreas de canavial

Meiosi Cana-Soja (Crédito: Natalia Cherubin)
Compartilhar

O pesquisador científico da Apta Regional de Pindorama (Apta/SAA) Everton Luís Finoto, engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia, participa ao vivo, nesta quarta-feira, 31, às 20h, de conversa sobre a produtividade de soja em áreas de renovação de canavial. A live será transmitida pelo perfil de Instagram @tuneosediyama, do professor Tuneo Sediyama [doutor em Melhoramento de Soja].

Como conta o pesquisador, a unidade de pesquisa de Pindorama está atualmente coordenando o projeto “Rede Avaliação de Cultivares e Tecnologias de Produção de Soja no Estado de São Paulo”. Segundo Finoto, a pesquisa tem contribuído para rápido avanço desta leguminosa no estado de SP nos últimos dez anos. “Graças a parcerias com o setor da cana-de-açúcar, a renovação das lavouras quase triplicou nas áreas cultivadas com soja.”

Finoto explica que o sistema de produção de cana utiliza as culturas da soja, amendoim e outras leguminosas como adubo verde na renovação do canavial. A cultura da soja merece destaque por exercer uma relevante contribuição na melhoria dos sistemas produtivos paulistas, atuando principalmente na sucessão de culturas e reforma de áreas canavieiras. “Além dos benefícios econômicos gerados com a produção de grãos, também é excelente fornecedora de nitrogênio para o solo, por meio da fixação biológica”, ressalta o especialista.

Sediyama, que conduzirá a conversa da noite, destaca que será uma oportunidade de “aprimorar o conhecimento, esclarecer dúvidas e participar de uma discussão enriquecedora”. “Junte-se e faça parte de uma comunidade comprometida em impulsionar a produtividade da soja para patamares inéditos”, convida o professor.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercadante sobre a Raízen: Responsabilidade pela solução é dos acionistas, Cosan e Shell

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a responsabilidade pela recuperação...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que esperar da safra 2026/27?

Embora as perspectivas de produtividade para essa Safra 2026/27 sejam positivas, com...

Últimas Notícias

Mulheres ganham cada vez mais espaço e protagonismo na CRV Industrial

Com 221 colaboradoras em diferentes áreas, a CRV Industrial de Minas Gerais...

Últimas Notícias

Alta do petróleo pode levar usinas a priorizar produção de etanol no Brasil

A recente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas...