Home Agrícola Aviação Agrícola: lubrificação garante eficiência e segurança
AgrícolaÚltimas Notícias

Aviação Agrícola: lubrificação garante eficiência e segurança

Crédito: Embraer
Compartilhar

A lubrificação correta diminuí o intervalo de manutenção e não oferecem risco ao meio ambiente

O Brasil possui, de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), cerca de 2.083 aeronaves agrícolas, a segunda maior frota do mundo, fora 240 empresas e 548 operadoras privadas. Além disso, há quem fale que essa frota é uma das melhores do mundo, utilizando modernas tecnologias que ajudam na produtividade na produção de alimentos e combate à incêndios.

Para garantir o pleno funcionamento dessas máquinas, segundo especialistas, é preciso observar um componente importante para diversas de suas partes: o lubrificante. Segundo Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, a lubrificação é essencial para manter a performance do avião, diminuindo os intervalos de manutenção e revisão geral. Outros problemas comuns são o aumento da inatividade do avião, falhas no motor e até queda da aeronave.

“A lubrificação correta é um ponto crítico para garantir a segurança e evitar que acidentes graves aconteçam. Utilizar um lubrificante errado ou de má qualidade acarreta diversas perdas, como o aumento do consumo de combustível, além do mau funcionamento das peças e perda de desempenho no voo”, explica Maldonado. 

O avião agrícola se tornou imprescindível para a produção de alimentos, fibras, biocombustível e o combate a queimadas. Somente em 2019, foram realizados mais de 1.800 lançamentos de água contra incêndios em áreas de preservação ambiental e lavouras.

“A lubrificação é feita rotineiramente e é preciso fazer um checklist a cada novo voo ou a cada 50h e 100h voadas. Neles, observamos o nível do óleo lubrificante, os pontos de articulação de pouso, os lubrificantes do motor e do rolamento das rodas”, completa Maldonado.  

Apesar de simples, os motores precisam de atenção especial, já que trabalham com altas temperaturas e rotações. O mercado de lubrificação oferece opções de alto desempenho que promove excelente estabilidade térmica e oxidativa, resistindo a deterioração e formação de depósitos nas fases líquida, vapor e espuma, como o caso dos lubrificantes especiais.

“Os produtos precisam ter aprovações aeronáuticas e oferecer eficiência no prolongamento da vida do motor, resistência à corrosão e desgaste e resistência à água, por exemplo”, finaliza o CEO.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...