Home Bioenergia Biomassa da cana é responsável por 19,63 TWh
BioenergiaÚltimas Notícias

Biomassa da cana é responsável por 19,63 TWh

Compartilhar

Entre abril de 2021 e março de 2022, a biomassa sucroenergética foi responsável por 19,63 TWh ofertados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que representa uma redução de 13,7% em relação à safra 20/21. Tal fato se deve a menor oferta de cana-de-açúcar na safra 21/22 em função de condições climáticas adversas.

De acordo com dados a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), a despeito da retração observada, a geração acumulada no período seria equivalente a atender 13% de todo o consumo residencial do Brasil em 2021 ou a 30% da geração no ano passado pela Usina Itaipu. A biomassa da cana representou 78% de toda a geração para a rede pela biomassa na safra passada. 

O Estado de São Paulo permaneceu líder na produção de bioeletricidade sucroenergética para a rede, com 54% do total da geração na safra 21/22, seguido por Minas Gerais (15%), Goiás (13%), Mato Grosso do Sul (11%), fechando com Paraná representando 4%.

Em março de 2022, havia 253 unidades geradoras no setor sucroenergético frente a 246 unidades em março de 2021, um crescimento de 2,8% no número de unidades geradoras. 

O crescimento da geração de energia elétrica para a rede a partir do biogás, em especial aquele relacionado à agroindústria onde predomina a produção de biogás pelo setor sucroenergético. A geração de energia elétrica para a rede, a partir do biogás na agroindústria, cresceu 187% entre as safras 21/22 e 20/21.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...