Conecte-se conosco
 

Agrícola

Cananova e destilaria Novo Milênio investem em práticas agronômicas sustentáveis e atingem 3 dígitos

Publicado

em

Controle de tráfego de máquinas, preparo localizado e aplicação de torta de filtro, são algumas das práticas

Agropecuária Cananova e Destilaria Novo Milênio vem adotando práticas agronômicas sustentáveis, como o modelo de agricultura de tráfego controlado e a utilização racional de subprodutos da cana-de-açúcar. As abordagens não estão apenas contribuindo com a eficiência dos processos agrícolas, mas também vem promovendo a conservação do solo e o uso mais sustentável dos recursos

De acordo com o executivo agrícola da Cananova/Novo Milênio Américo Ferraz, o modelo de agricultura de tráfego controlado tem sido especialmente eficaz na redução da compactação do solo, um problema comum em áreas onde máquinas pesadas são frequentemente utilizadas.

“Ao limitar o tráfego de máquinas em áreas específicas do campo, a compactação é minimizada, preservando a estrutura do solo e melhorando suas propriedades físicas”, diz.

Para isso a companhia tem realizado um planejamento cuidadoso da base física do solo, incluindo o layout de talhões e o planejamento de sulcação, que são cruciais para o sucesso dessa abordagem. “O preparo localizado do solo, utilizando sistema de direção assistido, realizado apenas nas áreas onde a cana-de-açúcar será plantada, ajuda a criar zonas específicas para o tráfego de máquinas, evitando o revolvimento excessivo de toda a superfície do solo”, afirma Ferraz.

Além disso, ele destaca que a integração da torta de filtro como subproduto da cana-de-açúcar  no plantio é uma prática sustentável e benéfica.  A companhia tem feito a aplicação superficial e incorporação com as enxadas rotativas do canteirizador, que tem mostrado uma abordagem eficiente.

Detalhe da profundidade do preparo de solo localizado em 45 a 50 cm

“Os benefícios da torta de filtro, como o aumento da Capacidade de Troca Catiônica (CTC), retenção de água, liberação de nutrientes essenciais durante a mineralização e a promoção do crescimento radicular, contribuem para um solo mais saudável e produtivo”, explica.

Além disso a companhia explica que faz o uso racional de vinhaça, rotação com crotalaria e plantio em Meiosi.

A associação dessas práticas para a companhia, segundo Ferraz, junto com uma equipe engajada e comprometida com o resultado tem trazido não apenas a eficiência operacional, mas também resultado em uma redução significativa nos custos das atividades de preparo de solo quando comparada ao preparo de solo convencional.

“Essa abordagem economicamente sustentável, aliada aos benefícios ambientais, destaca a visão progressiva da Agropecuária Cananova no contexto da agricultura moderna”, adiciona.

Produtividade média de três dígitos

Com este manejo a CanaNova/Novo Milênio chegou nesta safra com a produtividade média de três dígitos. No acumulado da safra 2023/24, as unidades acumularam 107 t/ha com um ATR médio de 134 e TAH de 14,34. A expectativa de moagem para a safra nas duas unidades é de 2,665 milhões toneladas de cana-de-açúcar.

Segundo Ferraz, no acumulado safra 2023/24 a companhia atingiu 14,5 e 15,6 toneladas de ATR por hectare nas unidades de Mirassol d’Oeste e Lambari d’Oeste respectivamente.

A companhia tem a expectativa de produzir 61.702m3 de anidro e 164.079 m3 de etanol hidratado na safra atual. Além disso, cogera energia. Na safra 2023/24, de acordo com Ferraz, a expectativa é de 29.780 MWh.

Natália Cherubin para RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading