Home Curiosidades Cantora pop norte-americana lança disco de vinil feito a base de cana-de-açúcar
CuriosidadesÚltimas Notícias

Cantora pop norte-americana lança disco de vinil feito a base de cana-de-açúcar

Compartilhar

A cantora, compositora e atriz cubana-americana, Camila Cabello, é um ícone pop contemporâneo. Mesmo quem não a conhece pelo nome, certamente não passou ileso pelos grandes sucessos como “Havana” e “Senorita” (com Shawn Mendes). A estrela acaba de lançar um novo álbum, intitulado “C,XOXO”, mas a novidade mesmo fica por conta do material escolhido para divulgá-lo: um vinil bioplástico derivado da cana-de-açúcar.

De edição limitada, o disco apresenta o primeiro single de sucesso do novo álbum da artista, “I LUV IT” , e foi desenvolvido usando materiais reaproveitados e cana-de-açúcar de fornecedores certificados pela Bonsucro – uma organização londrina sem fins lucrativos criada para reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar.

Para fornecer uma alternativa aos plásticos de PVC (policloreto de vinila), a produção do vinil conta com diversos cuidados para reduzir o desperdício sem sacrificar a qualidade do som.

O vinil feito com cana-de-açúcar – também chamado de EcoVinyl – é um produto criado pela empresa Evolution Music, do Reino Unido. O processo começa com a cana-de-açúcar, que é quebrada para criar um bioplástico, que é então prensado usando uma temperatura mais baixa, reduzindo o consumo de energia em comparação com a produção tradicional de vinil. Estimativas iniciais revelaram cerca de 15% de economia de energia, mas, em alguns testes de prensagem, essa economia chegou a ser até 50% maior.

Ainda no vinil ecológico, qualquer “resíduo” (por exemplo, aparas) pode ser reutilizado para produzir novos LPs com a mesma qualidade de produto que o material virgem. Isso resulta em produto quase sem resíduos e 100% compostável industrialmente.

Tornar a indústria musical mais sustentável é um dos objetivos da Evolution Music, que conta com os seguintes valores: cuidar da terra, cuidar das pessoas e distribuição justa dos recursos disponíveis.

Por trás da iniciativa está a marca de rum Bacardí. Em abril, a estrela pop foi anunciada como o novo rosto da marca a nível global. Para marcar o lançamento do vinil de cana-de-açúcar, a Bacardí anunciou uma doação para a Beneath The Waves, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos especializado na proteção da vida marinha e conservação dos oceanos.

CicloVivo/Marcia Souza
Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...