Curiosidades
Cantora pop norte-americana lança disco de vinil feito a base de cana-de-açúcar
A cantora, compositora e atriz cubana-americana, Camila Cabello, é um ícone pop contemporâneo. Mesmo quem não a conhece pelo nome, certamente não passou ileso pelos grandes sucessos como “Havana” e “Senorita” (com Shawn Mendes). A estrela acaba de lançar um novo álbum, intitulado “C,XOXO”, mas a novidade mesmo fica por conta do material escolhido para divulgá-lo: um vinil bioplástico derivado da cana-de-açúcar.
De edição limitada, o disco apresenta o primeiro single de sucesso do novo álbum da artista, “I LUV IT” , e foi desenvolvido usando materiais reaproveitados e cana-de-açúcar de fornecedores certificados pela Bonsucro – uma organização londrina sem fins lucrativos criada para reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar.
Para fornecer uma alternativa aos plásticos de PVC (policloreto de vinila), a produção do vinil conta com diversos cuidados para reduzir o desperdício sem sacrificar a qualidade do som.
O vinil feito com cana-de-açúcar – também chamado de EcoVinyl – é um produto criado pela empresa Evolution Music, do Reino Unido. O processo começa com a cana-de-açúcar, que é quebrada para criar um bioplástico, que é então prensado usando uma temperatura mais baixa, reduzindo o consumo de energia em comparação com a produção tradicional de vinil. Estimativas iniciais revelaram cerca de 15% de economia de energia, mas, em alguns testes de prensagem, essa economia chegou a ser até 50% maior.
Ainda no vinil ecológico, qualquer “resíduo” (por exemplo, aparas) pode ser reutilizado para produzir novos LPs com a mesma qualidade de produto que o material virgem. Isso resulta em produto quase sem resíduos e 100% compostável industrialmente.
Tornar a indústria musical mais sustentável é um dos objetivos da Evolution Music, que conta com os seguintes valores: cuidar da terra, cuidar das pessoas e distribuição justa dos recursos disponíveis.
Por trás da iniciativa está a marca de rum Bacardí. Em abril, a estrela pop foi anunciada como o novo rosto da marca a nível global. Para marcar o lançamento do vinil de cana-de-açúcar, a Bacardí anunciou uma doação para a Beneath The Waves, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos especializado na proteção da vida marinha e conservação dos oceanos.