Home Últimas Notícias Carros da Jeep e Fiat feitos em Pernambuco terão primeiro abastecimento feito com etanol
Últimas Notícias

Carros da Jeep e Fiat feitos em Pernambuco terão primeiro abastecimento feito com etanol

Foto/Divulgação Stellantis
Compartilhar

SUV e picape de Fiat terão primeiro tanque abastecido com etanol

Os carros da Jeep e Fiat equipados com motor 1.3 flex T270 produzidos em Pernambuco receberão etanol no primeiro tanque. A iniciativa será expandida para os polos de Betim/MG é Porto Real/RJ para todos os veículos flexíveis como forma de incentivar o uso do combustível vegetal. A Stellantis fez um evento interno no seu Polo Automotivo pernambucano com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

A partir de hoje, os modelos Jeep Renegade Flex T270 e Flex T270 4×4, Compass Flex T270 e Commander Flex T270, além da Fiat Toro Turbo T270 Flex virão com primeiro tanque abastecido de etanol. No próximo ano, a alteração de combustível acontecerá também com todos os veículos flex produzidos pela companhia.

“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”, explica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

De acordo com a Stellantis, com a adoção do primeiro tanque de etanol produzido no Polo Automotivo de Goiana, reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do primeiro abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.

“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano.

Além de desenvolver veículos híbridos que devem chegar em breve às marcas Jeep e Fiat, a Stellantis tem buscado influenciar decisões estratégicas em prol do etanol. Segundo a empresa “Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina”.

Informações Jornal Farol da Bahia
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Tereos investe R$ 568 milhões na renovação de canaviais

Recursos integram pacote de R$ 839 milhões destinado à manutenção das operações...

Últimas Notícias

Super El Niño amplia riscos à oferta global de açúcar, aponta Hedgepoint

Seca na Ásia, chuvas no Brasil e revisão para baixo na União...

Últimas Notícias

Argélia abre mercado para DDG brasileiro e amplia espaço para coproduto do etanol de milho

Autorização ocorre em meio ao crescimento das exportações do produto, que já...

Últimas NotíciasDestaque

TST afasta responsabilidade de usina em acidente com empregado de transportadora de cana

Decisão reforça que contratação comercial de transporte não configura, por si só,...