Cinco estados já receberam 250 mil litros de álcool 70

Na ação divulgada pela Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar) para ajudar a conter o avanço do novo coronavírus pelo país, usinas associadas da entidade já doaram 1 milhão de litros de álcool 70 para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em menos de uma semana, de acordo com a entidade, quase 250 mil litros de álcool foram entregues nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A produção de álcool 70 pelas usinas foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o presidente da Unica, Evandro Gussi, é dever da entidade e das suas associadas contribuir, como tantos estão contribuindo com o Brasil neste momento.

“A gente sabe que a prevenção é a melhor arma contra o coronavírus e o álcool, tanto em formato gel, quanto nessa forma de 70% é altamente desinfectante. Então, é uma honra para nós nesse momento cumprir com esse dever de brasileiros pensando uns nos outros”, falou o presidente da Unica.

A Secretaria de Saúde de cada estado é responsável por fazer a distribuição do produto para os órgãos e instituições que estão ativas no combate e prevenção do covid-19.

Em Santa Catarina, por exemplo, esse álcool será usado para suprir a demanda dos órgãos que estão trabalhando na linha de frente de contenção do coronavírus. “Aqui, as ações de combate ao covid-19 estão voltadas para suprir a demanda de materiais que estamos tendo em virtude do número de contaminados e suspeitos. Isso aumentou a demanda para Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, hospitais, centros de saúde. Nós da Defesa Civil estamos buscando suprir essa demanda com essa doação para que não falte esse material lá na ponta”, contou o Subtenente Bernardo, da Defesa Civil.

No Paraná, além de assistir a Secretaria de Saúde do estado, o álcool doado será levado também para escolas a fim de ajudar na prevenção dos profissionais que ainda estão trabalhando nos centros de ensino.

“Haverá uma entrega na Secretaria de Educação, que vai distribuir isso nas escolas. Como todo mundo está no isolamento social, nas escolas têm apenas funcionários que estão trabalhando na montagem de kits com insumos das merendas para entregar às famílias que estão cadastradas nos programas de assistência do governo”, explicou o Major Melo, da Defesa Civil.

Essa doação alcança diversos municípios de todos os estados que receberam esse auxílio, como é o caso de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. No município, a ajuda é significativa na luta contra a doença.

“Essa doação é muito importante para que possamos continuar o enfrentamento ao vírus. É muito gratificante fazer parte desse processo. Acredito que passo a passo, semana após semana, faremos esse enfrentamento e estaremos fortes e unidos para combater o vírus”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Anderson Mantei.

Apenas 10% do previsto para o Estado de São Paulo já foi entregue. Os paulistas serão beneficiados com 250 mil litros do produto. Carregamentos com o álcool 70 também serão entregues no Rio de Janeiro e Ceará.