Home Agrícola Companhia desenvolve novo conceito de carreta de aplicação de vinhaça localizada
AgrícolaDestaquePopularÚltimas Notícias

Companhia desenvolve novo conceito de carreta de aplicação de vinhaça localizada

Compartilhar

Pensando em melhorar ainda mais a performance da aplicação de vinhaça localizada nos canaviais, empresa desenvolve novo projeto  

A fertirrigação com o uso da vinhaça é cada vez mais comum e benéfica para as usinas não só por trazer redução de custos com fertilizantes, pois o subproduto é rico em nutrientes como o potássio, como também para aumento de produtividade dos canaviais.

Hoje, as usinas aplicam a vinhaça via aspersão com uso de rolões, no entanto, cada vez mais vêm apostando no uso de carretas desenvolvidas especificamente para a aplicação localizada da vinhaça, que permitem resultados econômicos e agronômicos bastante interessantes.

Umas das vantagens dessa tecnologia, é que a aplicação é feita de forma direta na linha da cana, com maior controle da dose do subproduto que pode ser feito em taxa variável, evitando excessos, desperdícios e possível sobressaturação do solo.

Além disso, é possível adicionar a essa vinhaça outros nutrientes, fazendo uma adubação mais completa e de maior aproveitamento. Outro fator importante é que a aplicação localizada dispensa a utilização de lagoas impermeabilizadas, canhões de aspersão, canais, tubulações, bombas e outros. Além disso, o risco de erosão é zero, assim como perdas de minerais por lixiviação ou percolação.

Por último, existe o fator ambiental. A expansão da área de aplicação de vinhaça, melhorando seu aproveitamento em áreas fora das bacias onde é realizada sua aplicação por aspersão, consequentemente reduz a saturação de K (Potássio) dessas áreas tradicionais de aplicação promovendo maior ciclagem de nutrientes em toda área da usina.

As carretas ainda propiciam menor custo de aplicação, pois somente um conjunto de um trator e duas carretas já consegue distribuir de 500 a 800 m³/dia de vinhaça. Por último, após a safra, a carreta pode ser utilizada, segundo José Carlos Rezende, diretor da RC Agro, tanto para a distribuição de adubo líquido concentrado e como para a irrigação de salvamento de mudas pré-brotadas com água, por exemplo.

Novo conceito de carreta de vinhaça

O mercado vem oferecendo algumas tecnologias em carretas para aplicação de vinhaça, mas a empresa RC Agro – que também oferece ao mercado agrícola peças e presta serviços em reformas de máquinas – decidiu trazer um novo conceito para esta operação.

Segundo Rezende, além de oferta escassa no mercado, com longos prazos de entrega, a falta de atualização e melhoria dos equipamentos existentes, levou a companhia a desenvolver um projeto de carreta aplicadora de vinhaça diferente, com um sistema hidráulico independente para as barras de aplicação, o que facilita a operação em terrenos irregulares e acionamento para levantamento das hastes de aplicação independentes, o que evita impactos e minimiza necessidade de manutenções.

A máquina tem um diferencial na posição da bomba centrífuga, que facilita e permite maior rapidez a manutenção.

Segundo o diretor da RC Agro, outra novidade no projeto é a válvula pneumática dos bicos, que fica próximo da saída de líquido, que além de garantir maior precisão, facilita e agiliza possíveis manutenções e ajustes.

“Além disso, a bomba centrífuga está melhor posicionada, fica sobre o chassi, facilitando e agilizando possíveis manutenções. Outro detalhe é a não necessidade de utilização da tomada de força do trator, proporcionando economia de combustível”, explica Rezende.

A companhia testou a tecnologia desenvolvida em algumas usinas e observou que a máquina fica menos tempo parada por manutenções, por conta do local de instalação da bomba, das barras com levante independentes e por não utilizar tomada de força do trator.

“Além disso, analisamos maior rendimento e economia de aplicação e economia de combustível do trator. Um dos maiores benefícios é justamente a maior economia e lucratividade devido a tecnologia embarcada e nas melhorias mecânicas e hidráulicas que a gente trouxe.”

A máquina possui elevação independente das barras de aplicação.

A máquina conta com alta tecnologia e conversa com diversos sistemas de agricultura de precisão, possui sistema de automação, que também se interliga com qualquer sistema e controle de fluxo de líquidos.

“A carreta é oferecida com tanques de 22.500, 30 mil e 35 mil litros com plataforma de arrasto/chassi caminhão e sistema de bombeamento hidráulico de 5 mil litros/minuto. O sistema de aplicação tem bombeamento independente, e a suspensão possui sistema de freios nos eixos frontal e central, ampliando a segurança em seu manuseio. O equipamento vem com eixos direcionais dianteiro e traseiro, maximizando a aplicação em terrenos distintos e flexibilizando manobras estreitas”, adiciona Rezende.

Além disso, a companhia oferece como opcional um tanque extra para proporcionar capacidade de aplicação de mais de um produto na mesma operação. “O tanque adicional pode ser usado para aplicar inseticidas e misturas de outros produtos juntamente com a vinhaça, permitindo várias aplicações em uma só, otimizando tempo e custo operacional”, conclui.

Tanque opcional para inseticida, com capacidade de 1.200 litros

A máquina já está disponível no mercado pela empresa RC Agro, que tem 25 anos de experiência no mercado e hoje oferece para o segmento sucroenergético, além da carreta, peças para rodantes de máquinas da linha verde e amarela, sendo distribuidor ITR, e é prestadora de serviços de reforma de transbordos, reforma de implementos rodoviários (comboios, oficina, borracheiro e carretas em geral), reforma de peças de colhedoras de cana (mesa de giro, rolo picador, cubos redutores, roda guia, roda motriz e caldeiraria e usinagem para truck´s dos rodantes); e serviços de pino e bucha de correntes e serviços externos de mecânica para rodantes.

Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...