Home Últimas Notícias Congelamento de ICMS sobre diesel não teve retorno
Últimas Notícias

Congelamento de ICMS sobre diesel não teve retorno

Reprodução/Pé na Estrada | Crédito: Reprodução/Pé na Estrada Direitos autorais: Reprodução/Pé na Estrada
Bomba de combustível. Foto: Reprodução/Pé na Estrada
Compartilhar

O congelamento do ICMS de combustíveis pelos governos estaduais, que tinha como principal objetivo reduzir o custo para o consumidor final, gerou efeito nulo nas bombas.

Segundo a secretária especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, em entrevista à rádio Jovem Pan, o governo federal cortou o PIS/Cofins do diesel para amenizar a alta do preço internacional do petróleo e esperava que os entes implementassem uma alíquota unificada de ICMS com base na média de cobrança dos últimos cinco anos, o que reduziria as cobranças estaduais.

“Nós zeramos o PIS/Cofins do diesel para tentar baratear o combustível, os estados capturaram toda a redução que a gente fez. Eles congelaram na segunda faixa mais alta do Brasil e capturaram tudo, aí o efeito vai ser nulo”, disse, ressaltando que o custo do corte de PIS/Cofins aos cofres federais é estimado em R$ 20 bilhões.

Em março, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou o valor fixo de R$ 1,006 de ICMS para o litro do óleo diesel S10, de uso mais difundido, após aprovação de lei pelo Congresso que determinou a definição de um valor uniforme do tributo pelos estados.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...