Congresso discute sobre biomassa com palestra sobre RenovaCalc e debate sobre ACV

A RenovaCalc, calculadora para medir a intensidade de carbono dos combustíveis de origem renovável e a ferramenta ACV (Avaliação de Ciclo de Vida) serão temas de destaque durante o IV CIBIO, Congresso Internacional de Biomassa que será realizado entre os dias 25 e 27 de junho de 2019, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, PR.

A pesquisadora Michelle Tereza Scachetti, especialista da Fundação Espaço ECO (FEE), palestrará sobre a RenovaCalc no dia 25/06 às 11h10 no painel Avaliação do Ciclo de Vida da Biomassa. Na sequência, participará da mesa redonda ‘Desafios e Oportunidades da ACV no Brasil’.

Aplicável a combustíveis como etanol e biodiesel, a RenovaCalc avalia as emissões de gases de efeito estufa das diferentes etapas do ciclo de vida dos biocombustíveis e faz parte do RenovaBio – programa do governo federal para estimular sua inserção na matriz energética brasileira.

A FEE vem realizando desde 2018 treinamentos sobre a ferramenta para profissionais do agronegócio. Já a Avaliação de Ciclo de Vida é uma metodologia empregada para analisar consumo de materiais e emissões de um produto desde a extração da matéria-prima, seu beneficiamento até o fim da vida útil e disposição final.

O IV CIBIO será realizado no Expotrade de Pinhais (PR) e reunirá associações e entidades ligadas ao setor de biomassa no Brasil e no exterior. Mais informações em  https://www.congressobiomassa.com/.