Home Últimas Notícias Congresso pode permitir revolução dos bioinsumos no país, afirma Paulo Teixeira
Últimas Notícias

Congresso pode permitir revolução dos bioinsumos no país, afirma Paulo Teixeira

Share
Share

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a importância da transição para uma agricultura de base biológica no Brasil durante participação no Fórum Brasil de Investimentos (BIF, na sigla em inglês).

Segundo o ministro, apesar do avanço do setor em direção a práticas mais sustentáveis, ainda há barreiras para a adoção dos bioinsumos. “Há no Congresso Nacional uma tentativa de engessar essa mudança, dando aos bioinsumos o mesmo status dos agrotóxicos”, afirmou.

Teixeira apelou para que o Congresso Nacional apoie a expansão do uso de bioinsumos no país. “É importante que o Congresso legisle no sentido de permitir essa revolução dos bioinsumos no Brasil, para que possamos garantir uma alimentação mais saudável para a população”, declarou.

O ministro também mencionou o papel da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável, observando que as oportunidades de integração produtiva são fundamentais para a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da pecuária sustentável.

“Empresas nos procuram para trabalhar em assentamentos, em parcerias para que esses locais ajudem na recuperação de áreas e promovam a criação de gado de forma sustentável”, comentou.

Ele também destacou a crescente demanda por florestas produtivas, uma iniciativa que produtores de cacau, açaí e café já estão explorando para fortalecer seus negócios e atender ao mercado de bioativos.

O ministro ainda reforçou a necessidade de inclusão tecnológica para o agricultor familiar. “O agricultor quer ter acesso a tecnologias: internet, drones, estufas, sistemas modernos de irrigação e novas sementes”, explicou o ministro, ressaltando o “desafio brasileiro de integrar o que há de mais avançado com aqueles que ainda lutam pela sobrevivência”.

Com informações da Agência Estado / Leandro Silveira
Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Aumento da mistura do etanol na gasolina sai ainda em 2025, segundo MME

O governo deve aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina para...

Últimas Notícias

Honeywell vai fornecer tecnologia para SAF a partir de etanol

A Honeywell foi a escolhida pela Taiyo Oil para fornecer a tecnologia...

Últimas Notícias

Governo formaliza corte de tarifa de importação para açúcar e outros alimentos

O governo federal formalizou nesta quinta-feira, 13, a redução de tarifas de importação anunciada...

Últimas Notícias

Estimativa de produção de açúcar da Índia sofre corte de 2,94%, indica associação

A Índia deve produzir 26,4 milhões de toneladas de açúcar durante a...