Home Mercado Consumo de etanol na Índia pode enxugar excedente de açúcar do país
Mercado

Consumo de etanol na Índia pode enxugar excedente de açúcar do país

Etanol
Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou em nota acreditar que, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicar oficialmente a decisão que considera os subsídios à exportação de açúcar da Índia uma violação do Acordo sobre Agricultura, o país poderá enxugar os excedentes do adoçante por meio do crescimento do consumo de etanol. “A Índia anunciou recentemente uma meta ambiciosa de mistura de 20% de etanol na gasolina até 2025″, afirmou em nota o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão. “Nesse sentido, o Brasil pode contribuir com base nas lições aprendidas ao longo de quase cinco décadas do seu programa de etanol“.

A abertura do painel na OMC foi solicitada pelo governo brasileiro em 2019. A estimativa da Unica é que o impacto negativo dos subsídios indianos aos produtores brasileiros supera US$ 1 bilhão por ano.

A Índia, importante produtora de cana-de-açúcar, regula os preços da cana, do açúcar e do etanol, e fornecia subsídios para que as usinas exportassem seus excedentes do adoçante, o que pressionava as cotações da commodity no mercado global.

O presidente da Unica, Evandro Gussi, afirmou em comunicado: “Nos últimos tempos, temos fortalecido nossa relação e colaboração com nossos pares indianos, particularmente na agenda do etanol e, estamos certos de que teremos soluções cooperativas no curto prazo para essa questão. O resultado do painel foi bastante técnico e estamos seguros de que a Índia respeitará e cumprirá a decisão”.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasAçúcarMercado

Açúcar sobe nas bolsas com disparada do petróleo e projeções de déficit global

Os preços do açúcar fecharam em alta nas bolsas internacionais nesta quinta-feira,...

Últimas NotíciasMercado

Etanol segue em alta em São Paulo com chuvas e demanda aquecida

Preços tiveram em agosto a primeira alta mensal da safra 2026/27; volume...

açucar
Últimas NotíciasMercado

Açúcar sobe mais de 3% com projeção de déficit global pela ISO

Organização estima déficit de 200 mil toneladas em 2026/27, após superávit previsto...

Últimas NotíciasMercado

Açúcar cristal mantém alta em SP e supera R$ 105 por saca

Mercado externo e perspectivas de menor oferta mundial sustentam cotações; usinas também...