A Bioenergia Barra, controlada indiretamente pela Raízen, recebeu aval da superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para vender a Bio Polares, companhia que detém uma central de minigeração de eletricidade movida a biogás oriundo do Aterro Sanitário Dois Arcos, localizado em São Pedro da Aldeia (RJ).
A compradora é a GNR Dois Arcos Valorização de Biogás, também conhecida pela sigla GDA, que atua na produção de biometano a partir do biogás gerado no mesmo aterro para comercialização posterior. O valor do negócio, cujo aval foi publicado nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial da União, não foi informado.
Ao órgão antitruste, a GDA afirmou que o negócio é a alternativa mais vantajosa, em termos de custo, para o aproveitamento do biogás excedente e para seu suprimento energético, quando comparada às demais opções de mercado avaliadas, “além de assegurar maior flexibilidade operacional e estratégica para a utilização do biogás em projetos atuais e futuros”.
Já a Bioenergia Barra disse que o negócio “representa mais uma etapa do plano de desinvestimento em geração distribuída, para que possa se concentrar seus esforços e recursos nas atividades que compõem o seu core business”.
Agência Estado| Ludmylla Rocha