Home Últimas Notícias Copersucar se prepara para comercializar e distribuir biometano
Últimas Notícias

Copersucar se prepara para comercializar e distribuir biometano

Compartilhar

A Copersucar está estruturando a criação de um negócio dedicado a atuar na comercialização e distribuição de biometano, assim como já atua na venda de outros produtos do setor sucroenergético.

“A Copersucar começa a se preparar para ser um operador relevante no mercado de biometano, que virá através da produção do gás nas nossas usinas cooperadas e também de atividades de compra e venda de biometano que a Copersucar pretende fazer”, afirmou o CEO da companhia, Tomas Manzano, em coletiva.

Para o executivo, o mercado de biometano tende a ganhar dinamismo nos próximos anos dado o potencial de ganhos para as usinas e clientes no mercado.

“Além de representar uma redução de custo [para as usinas], substituindo o diesel [na frota própria], que é relevante no custeio das usinas, [o biometano] também representa uma oportunidade de melhorar a redução de intensidade de carbono do etanol. Isso mais à frente tende a ter um valor relevante percebido pelo mercado”, avaliou.

No Brasil, o programa RenovaBio já permite que os produtores de biocombustíveis que usam mais biometano em seus processos produtivos no lugar de combustíveis fósseis gerem e vendam mais créditos de descarbonização (CBios).

A partir de 2026, os produtores e importadores de gás natural deverão começar a cumprir com metas de consumo de biometano para diminuir a pegada de carbono de seus produtos, de acordo com previsão da lei do Combustível do Futuro.

A Petrobras já fez uma chamada pública para comprar biometano para o ano que vem e está, no momento, em negociação com os produtores que apresentaram propostas.

Dentre as associadas da Copersucar, atualmente apenas a Cocal possui uma planta de produção de biometano, mas Manzano adiantou que, neste ano, deverá haver anúncios de construção de mais três plantas de biometano por suas cooperadas. O plano, segundo ele, é que todas as 38 unidades processadoras de cana tenham anexo às instalações plantas de produção de biometano.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...