Home Últimas Notícias Corteva e BP planejam produzir bioinsumos para combustível de aviação
Últimas Notícias

Corteva e BP planejam produzir bioinsumos para combustível de aviação

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A Corteva, multinacional que atua no setor de sementes, defensivos e biológicos, e a multinacional britânica de energia BP anunciaram sua “intenção de formar uma parceria estratégica” para o desenvolvimento de bioinsumos de baixo carbono destinados à produção de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF, na sigla em inglês).

O plano das duas empresas inclui a criação de uma joint venture com a meta de produzir e fornecer matérias-primas provenientes de cultivos agrícolas, como mostarda, girassol e canola, para a produção de combustível. A parceria tem o objetivo de alcançar uma produção de até um milhão de toneladas de insumos para SAF até 2035.

A colaboração entre as empresas também visa atender às metas de sustentabilidade previstas por vários países, especialmente na União Europeia, onde uma exigência de uso de pelo menos 20% de SAF nos aeroportos do bloco entra em vigor em 2025, com aumento gradual até 70% até 2050, explica o comunicado.

A Corteva planeja estabelecer contratos com agricultores da América do Norte, América do Sul e Europa, que cultivarão as sementes especialmente desenvolvidas pela empresa para a produção de bioinsumos compatíveis com as normas ambientais da União Europeia (RED III) e com as políticas de incentivo de baixo carbono dos Estados Unidos.

“Esta parceria é uma prova de que a agricultura pode continuar a ser parte da solução para as oportunidades de descarbonização do mundo”, afirmou a diretora de estratégia da Corteva, Brook Cunningham.

“Vemos um grande potencial em uma parceria com a Corteva – juntos, estamos bem posicionados para entregar valor ao aproveitar a tecnologia da Corteva, suas relações com os produtores, e as capacidades de refino e comercialização da BP”, disse a vice-presidente executiva de clientes e produtos da BP, Emma Delaney.

As duas empresas antecipam a finalização do acordo em 2025, com o início da operação para o final do mesmo ano.

Globo Rural/Gabriella Weiss

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comemoração dos 50 anos do Proálcool reúne líderes e autoridades em São Paulo

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...

Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA recebe apoio de pagamentos do governo, diz diretor da ISO

Os subsídios do governo dos Estados Unidos aos produtores de milho estão...

Últimas NotíciasDestaque

Justiça bloqueia R$ 379,5 milhões da usina de etanol investigada por sonegação em Mato Grosso

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT) obteve decisão judicial que...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...