Home Últimas Notícias Demanda global por eletricidade crescerá 4% até 2027, diz IEA
Últimas Notícias

Demanda global por eletricidade crescerá 4% até 2027, diz IEA

Compartilhar

A demanda global por eletricidade deve crescer mais do que o consumo total do Japão a cada ano até 2027, mas a expansão de fontes de energia de baixa emissão de carbono deve ajudar a compensar essa tendência, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) em um relatório nesta sexta-feira, 14.

As economias emergentes e em desenvolvimento deverão ser responsáveis por 85% do crescimento da demanda global. A China está prevista para representar mais da metade dos ganhos, com uma taxa de crescimento de 6% ano a ano até 2027, segundo o relatório da IEA.

A demanda por energia na China vem crescendo mais rápido do que a economia local desde 2020, impulsionada pelo setor industrial e pela rápida expansão da fabricação intensiva de painéis solares, baterias, veículos elétricos e materiais associados, segundo o relatório.

Ar-condicionado, data centers e redes 5G também foram apontados como impulsionadores da demanda.

A Índia também deverá ter grande contribuição na expansão da demanda global por energia, respondendo por 10% do total, com atividade econômica robusta e rápido aumento do uso de ar-condicionado.

Algumas economias avançadas, como os EUA, devem reverter a demanda anteriormente estagnada, à medida que a eletrificação cresce rapidamente em setores como transporte, aquecimento e data centers, disse a IEA.

Fontes de energia de baixa emissão, como renováveis e nuclear, devem acompanhar as tendências de crescimento da demanda global, enquanto continuam a reduzir a participação do carvão na matriz elétrica, segundo o relatório.

A energia solar deve alcançar o posto de segunda maior fonte de baixa emissão em 2027, atrás apenas da hidrelétrica, enquanto todo o conjunto de fontes renováveis deve superar a geração a carvão em 2025, quando a participação do combustível poluente cairá abaixo de 33% pela primeira vez em 100 anos.

Reuters/Forrest Crellin

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal

Entidade afirma que funcionários não receberam verbas rescisórias e enfrentam atrasos em...

raízen
Últimas NotíciasOpinião

Raízen: o que os números do 4º trimestre realmente revelam

Muito se falou nos últimos dias sobre a situação financeira da Raízen....

DestaqueÚltimas Notícias

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Raízen

Decisão suspende cobranças e execuções contra a Raízen por 180 dias e...

Últimas NotíciasOpinião

Ciência militante contra o agro ainda existe

Por incrível que pareça, ainda encontro muito fanatismo científico aqui no Brasil,...