Home Últimas Notícias Demanda por energias renováveis avança, afirma relatório da IEA
Últimas Notícias

Demanda por energias renováveis avança, afirma relatório da IEA

Brasil
Memorando de Entendimento (MOU) vai fortalecer a colaboração entre Brasil e Japão no desenvolvimento e uso de biocombustíveis sustentáveis
Compartilhar

As energias renováveis registram um crescimento da demanda acima das fósseis, afirma a Agência Internacional de Energia (IEA) em um relatório publicado nesta quarta-feira, 12, que em uma de suas projeções avalia que a demanda de petróleo se estabilize “até 2030”.

Impulsionadas pela energia solar fotovoltaica, as renováveis “crescem mais rapidamente do que qualquer outra fonte maior de energia, em todos os cenários” apresentados pela IEA em seu relatório anual sobre as perspectivas energéticas mundiais.

No relatório, a IEA apresenta três cenários a longo prazo para o setor energético global: um baseado nas políticas atuais dos países, outro que inclui medidas que deveriam ser adotadas se o mundo pretende alcançar a neutralidade de carbono até 2050, além de um cenário médio que inclui as medidas já anunciadas pelos Estados.

No cenário médio, após as mudanças anunciadas em suas políticas, os Estados Unidos alcançariam uma capacidade 35% menor em energia renovável até 2035, na comparação com as previsões do relatório de 2024. “Porém, a nível mundial, as renováveis prosseguem com sua rápida expansão”, indicou a IEA.

A China continua sendo o principal mercado e fabricante, garantindo entre 45% e 60% do desenvolvimento nos próximos 10 anos, independentemente dos cenários apresentados.

Os cenários sobre a distribuição das energias divergem, no entanto. No cenário médio, a demanda por carvão atinge o nível máximo e o petróleo se estabiliza “até 2030”.

Por outro lado, a demanda de gás continuaria crescendo durante a década de 2030, ao contrário das previsões anteriores, devido à nova política dos Estados Unidos e aos preços mais baixos.

No cenário mais conservador, baseado estritamente nas políticas atuais, a demanda por carvão começa a diminuir antes do fim desta década, mas a de petróleo e gás continua crescendo até 2050.

Agence France-Presse 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...