Home Últimas Notícias Deputados buscam último acordo antes da votação do PL dos CBios
Últimas Notícias

Deputados buscam último acordo antes da votação do PL dos CBios

Compartilhar

Apesar de mais uma tentativa de acordo com o setor industrial para incluir em lei o produtor de biomassa nos Créditos de Descarbonização (CBios) do RenovaBio, nada avançou e os deputados decidiram que colocarão para votação de todo jeito o Projeto de Lei (PL 3.149/20) a respeito na Comissão de Minas e Energia (CME), na próxima semana.

Nesta quarta-feira (13), o relatório do deputado Benes Leocádio (União-RN) foi lido e estabelece 80% de CBios aos produtores de biomassa dos biocombustíveis, a exemplo da cana para a fabricação de etanol pelas usinas. O mérito do PL foi elogiado pela maioria dos membros desta comissão.

A fim de evitar embates entre deputados na votação devido à oposição do setor das usinas ao PL, o relator junto a outros deputados propuseram adiar a decisão e buscaram acordo com os industriais, em reunião com setores dos produtores de biomassa, a exemplo da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) – entidade que pediu ao então deputado Efraim Filho tal projeto de lei em 2020.

“Os deputados e membros do Ministério de Minas e Energia puderam constatar na reunião o que já tentamos bastante. O setor das usinas não quer garantir em lei o nosso ingresso no RenovaBio, muito menos definir a quantidade dos CBios”, conta Paulo Leal, presidente da Feplana.

Diante da situação, deputados presentes reafirmaram o mérito justo do PL e que o produtor de biomassa, a exemplo dos 60 mil canavieiros no país, merecem ter sua proteção no recebimento desse crédito econômico, social e ambiental da lei do RenovaBio. Foi então que decidiram que o projeto será votado na próxima semana, mesmo sem um acordo entre as partes que formam o setor de biocombustíveis.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercadante sobre a Raízen: Responsabilidade pela solução é dos acionistas, Cosan e Shell

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a responsabilidade pela recuperação...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que esperar da safra 2026/27?

Embora as perspectivas de produtividade para essa Safra 2026/27 sejam positivas, com...

Últimas Notícias

Mulheres ganham cada vez mais espaço e protagonismo na CRV Industrial

Com 221 colaboradoras em diferentes áreas, a CRV Industrial de Minas Gerais...

Últimas Notícias

Alta do petróleo pode levar usinas a priorizar produção de etanol no Brasil

A recente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas...