Descubra quais são as 8 picapes mais procuradas e vendidas no Brasil

Alisson Henrique 

Para quem gosta de curtir uma aventura off-road, rodar com tranquilidade no campo ou tem a rotina de transitar entre fazenda e cidade, nada melhor do que optar por uma boa picape, que além de ser robusta para aguentar o tranco do dia a dia, tanto nas condições impostas pelas áreas rurais quanto na cidade, hoje é ofertada em modelos cheios de estilo.

Mas você sabe quais são as picapes mais procuradas e vendidas no Brasil? A RPAnews fez um levantamento e separou os oito modelos que mais tem se destacado nesta categoria.

Num segmento que anda cada vez mais concorrido com a entrada de novas marcas no mercado, os principais rivais são: Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, a única do mercado que oferece a opção de câmbio automático com oito velocidades.

Há alguns anos, picape era sinônimo de campo, de carro para enfrentar os buracos e obstáculos encontrados na zona rural. No entanto, uma reportagem do site ‘Quatro rodas’, que tenta desvendar o perfil dos donos de picapes, constata que a maioria dos compradores desta categoria usa a camionete 90% do tempo na cidade.

Essa mudança de hábito fez com que os modelos de picapes fiquem cada vez mais adaptadas a vida urbana. Não por acaso, a nova Hilux está com o design muito parecido com o modelo sedan da marca, o Corolla, enquanto a picape Toro, da Fiat, quer capturar o público dos SUVs compactos. Isso se deve à mudança do perfil de seus clientes, que antes eram dispostos a aventuras na terra e trabalhos pesados, mas agora, além disso, também querem respeito no trânsito da cidade.

No acumulado de vendas de picapes em 2016 até o meio do ano, a Strada, da Fiat, segue firme na liderança das mais vendidas, seguida pela Saveiro, da Volkswagen. Entre as picapes médias, a Hilux lidera à frente da S10, Ranger e Amarok. Entre as intermediárias, a Toro vai se dando bem frente à Oroch, da Renault.

CONHEÇA AS 8 PICAPES QUE MAIS SE DESTACAM NA CATEGORIA

 

Picape Toyota Nova Hilux
Picape Toyota Nova Hilux

TOYOTANOVA HILUX

Atualmente, uma das picapes de cabine dupla mais vendidas no Brasil, a Hiluxpassou por mudanças profundas com a chegada da nova geração.

O modelo 2017, lançado no final do ano passado, apresentou melhorias na parte mecânica, assim como no acabamento interno e adicionou a dirigibilidade dos carros de passeio, segundo a Toyota.

 

Picape Chevrolet S10
Picape Chevrolet S10

CHEVROLET S10

Presente no mercado nacional desde 1993, quando era vendida apenas na versão cabine simples equipada com motor 3.0 V6 a gasolina, a Chevrolet S10 se tornou a picape mais desejada do Brasil na época.

No entanto, para se tornar líder, precisava ter opções mais baratas e econômicas. E foi isso que fez a Chevrolet do Brasil.  No ponto alto da categoria atualmente, a nova geração da S10 só é ameaçada pela Toyota Hilux.

 

 

Picape Ford Ranger
Picape Ford Ranger

FORD RANGER

 A Ford Ranger, tradicional picape de porte médio, é conhecida no mercado brasileiro desde 1996. O modelo nunca teve um volume de vendas expressivo, se comparado com a sua principal rival no mercado nacional, a Chevrolet S10.

Ao longo dos anos, passou por algumas mudanças e estilizações .No entanto, sempre manteve a base da primeira geração. Em 2012, a Ranger teve a sua primeira transformação apresentada no Brasil com a nova geração, que ficou maior e mais moderna.

 

Picape Nissan Frontier
Picape Nissan Frontier

NISSAN FRONTIER

A Nissan Frontier, presente no mercado brasileiro desde 2002, tinha pouca representatividade no mercado, já que era importada e chegava em pequenas quantidades. No entanto, o cenário mudou a partir de 2007, quando a Nissan apresentou no Brasil a nova geração, mais robusta e atualizada.

A atual Nissan Frontier nacional teve, ao logo dos anos, algumas mudanças e detalhes da carroceria reestilizados, mas a principal novidade veio em 2016, com a chegada da nova geração da Frontier que teve a frente da picape toda resenhada, incluindo novos faróis, grade frontal, para-lamas, para-choque e capô. A traseira também ganhou novas lanternas e a tampa da caçamba que foi redesenhada. Já o interior, foi repaginado e ganhou novos equipamentos.

Picape Volkswagen Amarok
Picape Volkswagen Amarok

VOLKSWAGEN AMAROK

Desde seu lançamento em 2011, a Volkswagen Amarok vem brigando com o segmento para se equiparar aos concorrentes. Todavia, a missão é difícil já que o modelo precisa provar que é tão confiável quanto seus rivais.

Para isso, a marca, ao longo dos anos, lançou várias campanhas promocionais oferecendo descontos e financiamentos com taxa zero. Além disso, desenvolveu outras ofertas para promover a picape no Brasil, além de sugerir robustez e durabilidade. O grande diferencial do modelo é o câmbio automático de oito marchas.

Picape Fiat Toro
Picape Fiat Toro

FIAT TORO

Maior que a Strada e menor que a Chevrolet S10, a Fiat estreou um novo segmento no mercado, chamado de Sport Utility Pick-up (SUP), picape utilitária esportiva, segmento que tem como principal rival a recém-lançada no mercado nacional, a Renault Duster Oroch. 

O grande diferencial da nova picape Toro é que ela é maior e mais cara que sua concorrente, mas menor em tamanho e mais barata que a Chevrolet S10.

 

Picape Renault Duster Oroch
Picape Renault Duster Oroch

RENAULT DUSTER OROCH

A Renault inaugura um novo segmento no mercado nacional com a chegada da nova Duster Oroch 2016. Depois de muito trabalho no desenvolvimento do modelo, a marca iniciou a comercialização da sua picape de porte médio no final de 2015.

Embora utilize a mesma plataforma da SUV Duster, existem algumas diferenças como o tamanho em relação ao SUV. São 360 mm a mais no comprimento e 150 mm maior na distância entre eixos. Com isso, a picape ganhou porte e também mais espaço interno para acomodar com folga cinco ocupantes.

 

Picape Mitsubishi L200 Triton
Picape Mitsubishi L200 Triton

MITSUBISHI L200 TRITON

O segmento de picapes está agitado neste ano e a Mitsubishi L200 Triton não quis ficar de fora. Para isso, o modelo recebeu novas versões para a linha 2017.

Com faróis de projetores e apliques plásticos na carroceria, a Outdoor chega para substituir a opção intermediária GLS com câmbio manual de cinco marchas e motor 3.2 turbo diesel de 180 cv. O conjunto foi mantido na nova versão, que terá ainda uma opção automática e outra flex 2.4 com motor de 142 cv.