Home Últimas Notícias Desenvolve SP e BTG Asset lançam Fundo de Investimento em biocombustíveis
Últimas Notícias

Desenvolve SP e BTG Asset lançam Fundo de Investimento em biocombustíveis

Compartilhar

Anúncio marca a ampliação da Desenvolve SP no setor de Fundos de Investimento, com foco em inovação, irrigação e bioinsumos 

A Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo, anuncia, durante a Agrishow 2025, o lançamento de um novo FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) estruturado em parceria com o BTG Asset. Voltado ao setor de biocombustíveis, o fundo terá valor estimado entre R$ 120 milhões e R$ 150 milhões e priorizará projetos inovadores no campo paulista, com foco especial em sistemas de irrigação e produção de bioinsumos, para cana-de-açúcar – matéria primordial para produção de biocombustíveis.

O lançamento representa a ampliação da atuação da Desenvolve SP no mercado de fundos estruturados, fortalecendo sua estratégia de mobilizar capital privado para alavancar setores produtivos estratégicos, com ênfase em inovação e impacto ambiental positivo.

ACP Bioenergia é estratégica para o fundo

A operação também adquirirá direitos creditórios da ACP Bioenergia, empresa paulista reconhecida nacionalmente pela produção tecnológica de cana-de-açúcar. A ACP mantém polos de produção irrigada e uma biofábrica de bioinsumos no Estado, além de compromissos firmados com iniciativas de agricultura sustentável ligadas à ONU. A ACP Bioenergia é um player importante para a operação, conectando investidores a projetos com histórico comprovado de sustentabilidade, produtividade e responsabilidade ambiental.

Embora a Desenvolve SP não participe do comitê de investimentos, a estruturação do fundo incluiu a pactuação de indicadores vinculados a boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Estão entre os compromissos assumidos a realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa e o uso de bioinsumos nos sistemas produtivos apoiados.

Novos fundos em estruturação ampliam a agenda da agência

Além do fundo voltado a biocombustíveis, a Desenvolve SP já estrutura novas operações em parceria com gestores especializados em cadeias produtivas específicas. No pipeline de futuros FIDCs e FIPs, estão projetos voltados ao cultivo de café, banana, avocado, goiaba e tomate, além de consórcios agroflorestais para recuperação de áreas degradadas e regeneração ambiental.

“Essa nova rodada de fundos reforça nosso compromisso com um agronegócio de futuro, que alia produtividade, inovação e sustentabilidade. Ao lado de parceiros como o BTG Asset e empresas como a ACP Bioenergia, estamos conectando a força do campo paulista às finanças estruturadas com responsabilidade socioambiental”, afirma o Superintendente de Fundos Estruturados, Elias Dantas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...