COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
Ricardo Pinto
Numa escola estava acontecendo algo inusitado. Um bando de alunas que usavam batom tiravam seu excesso beijando os espelhos dos banheiros. Todo final de dia, o zelador tinha um trabalho enorme para limpar os espelhos dos banheiros. O diretor da escola, que estava muito irritado com a situação, já tinha enviado advertências às alunas pedindo para que parassem com aquela prática, mas, como sempre, na tarde seguinte lá estavam as mesmas marcas de batom.
Certo dia, o diretor juntou todas as alunas e o zelador num dos banheiros e explicou pacientemente que era muito complicado limpar os espelhos com todas aquelas marcas de batom que algumas delas faziam. Depois de uma hora falando, surgiu-lhe a ideia de pedir ao zelador que demonstrasse a dificuldade de se fazer a limpeza dos espelhos. Aproveitando a deixa, o experiente zelador pegou um pano, molhou-o no vaso sanitário e passou-o no espelho.
Nunca mais apareceram marcas de batom nos espelhos daquela escola…
Realmente faz muita diferença quando estamos diante de um profissional que tem competência para a função que ocupa na empresa. Com poucos segundos, o zelador da escola acima conseguiu o que o diretor não iria resolver nem com muitas horas de discurso e muitas advertências e ameaças. Nas empresas, somos normalmente questionados sobre o que realmente é um profissional competente. Será que aquele que fala bem em público, é bom negociador, escreve bem, é empreendedor e criativo? Não, este é um profissional com muitas habilidades.
Ou será aquele que fez MBA, fala várias línguas, tem experiência, é bom de informática e sabe muito sobre alguns assuntos? Não, este também não é. Ele tem, sim, muitos conhecimentos.
É aquele que tem um perfil empreendedor, ousado, confiante, comprometido e auto-motivado? Não, ainda não. Este, sem dúvida, deve ter muita atitude.
Oras, como é, então, o tal do profissional competente?
Ele é exatamente a junção das três características elencadas acima, obviamente focadas nas funções que desempenha ou desempenhará na empresa. Assim, a competência é igual à soma das habilidades necessárias à função com os conhecimentos exigidos e com a atitude. Afinal, sem ter esta última é impossível sair do campo das ideias e torná-las ações. E são as ações em busca de resultados que, em suma, as empresas esperam e desejam em seus profissionais, não são? Pronto, agora você conhece a fórmula: Competência = habilidade + conhecimento + atitude.
Faça uma autocrítica sincera sobre você mesmo e sua carreira. Avalie qual dos três itens merece mais sua atenção. Após identificá-lo, invista nele. E tenha uma carreira de muito sucesso. Você certamente se tornará um profissional insubstituível na sua empresa. Ou quase…