Home Agrícola El niño – Estresse hídrico afeta potencial produtivo da cana-de-açúcar e eleva custos de produção
AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

El niño – Estresse hídrico afeta potencial produtivo da cana-de-açúcar e eleva custos de produção

Compartilhar

A atividade El Niño nas regiões Norte e Nordeste tem trazido redução de chuvas e seca severa, eventos que são um alerta para a proteção da lavoura 

A safra 2023/24 da cana-de-açúcar segue em andamento e tem data para acabar. Segundo projeções, as unidades devem encerrar suas atividades em dezembro no Centro-sul e, em meados de março de 2024 no eixo Norte-Nordeste. Na região Nordeste, os produtores já se preparam para os plantios de verão que ocorrem justamente nas épocas mais secas do ano.

Enquanto isso, a atividade do El Niño nas regiões Norte e Nordeste tem repercutido na redução de chuvas e seca severa, registrando ondas de calor cada vez mais frequentes e intensas. Estes eventos são um indicativo de alerta para proteger a lavoura dos efeitos das adversidades climáticas e, para a cana-de-açúcar, o cuidado é o mesmo.

Todos os anos, o plantio de verão é realizado no período de outubro a dezembro, adotado por diversos produtores e usinas da Região Nordeste como estratégia para programar a colheita para o início da próxima safra. Acontece que, normalmente, este período é marcado por altos índices de radiação solar, baixa precipitação e médias de temperaturas em torno de 35º C devido a transição entre as estações da primavera e o verão.

Todavia, com a chegada do fenômeno, temperaturas em torno de 37 ºC e sensação térmica de até 40 ºC são uma realidade, assim como índices de evapotranspiração diária permeando entre 7 a 8 mm/dia, umidade relativa abaixo de 60% e ausência de chuvas por mais de 10 dias. Estes veranicos são o bastante para elevar os índices de déficit hídrico, acentuando o declínio no armazenamento de água no solo que necessita de reposição. Isso significa que os canaviais neste período tendem a sofrer de modo mais intenso o impacto da baixa disponibilidade hídrica e de altos índices de radiação solar, coincidindo com as fases iniciais da cultura.

Canavial de sequeiro com entrenós curtos devido a falta de chuvas.

As consequências são a redução da capacidade fotossintética da planta e o desregulamento osmótico dos estômatos causando limitações nas tocas gasosas que, em outras palavras, afetam o metabolismo da planta ocasionando disfunções que impactam negativamente a cultura no que diz respeito ao seu perfeito desenvolvimento em cada estágio. Assim, quão mais intenso e quanto mais o estresse hídrico prolonga-se, sobretudo, quando se atinge as fases perfilhamento e o início do desenvolvimento vegetativo, maiores serão as reduções no potencial produtivo do canavial que pode chegar a perdas maiores que 70%, ocasionando a elevação dos custos de produção.

Dessa maneira, a produtividade é afetada uma vez que o impacto negativo sobre a planta é capaz de reduzir drasticamente a formação de biomassa, repercutindo em menores taxas de crescimento dos colmos e rendimento de sacarose, causando as quebras de safra. Mas, a pergunta é: como atenuar os efeitos do estresse hídrico causados por eventos meteorológicos sobre o canavial, sobretudo, nestes períodos marcados por veranicos e fortes ondas de calor?

Uma das principais estratégias tem sido a adoção de tecnologias de irrigação. Mas, é primordial que o tipo e o sistema de irrigação assim como o manejo atendam as especificidades da cultura e promova a reposição de água de maneira sustentável, ou seja, repondo ao solo apenas o que a planta necessita diariamente com o mínimo de perdas. Este é o conceito de irrigação inteligente, adotado pela Netafim, implementado nas tecnologias da irrigação localizada por gotejamento. Assim, é possível reduzir os efeitos das adversidades climáticas sobre os processos metabólicos da cultura. Contudo, vale ressaltar que, a irrigação não só possibilita a homogeneidade do crescimento inicial e o estabelecimento do estande, como também promove maiores rendimentos de sacarose e, é possível otimizar o planejamento da colheita, já que através da irrigação é possível manter o canavial por mais tempo no campo.

 

*Dávilla Alves, especialista agronômica da Netafim para a região Nordeste

Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...