Home Destaque Em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara
DestaqueProdutor

Em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara

Para produtores de cana safra 2020/21 foi melhor do que o esperado
Compartilhar

Fazia quatro safras que a cana de fornecedores do Centro-Sul era mais barata do que o custo de produção da cana própria das usinas.

Nesta safra isso deve mudar. Segundo Francisco Oscar Louro Fernandes, da empresa Sucrotec, em 2021/2022 a cana de fornecedores ficará 0,6% mais cara do que a cana própria. “Isso se deve ao crescimento de 30% no preço da cana em relação à safra passada”, diz.

Nas últimas dez safras, segundo dados da Sucrotc, a maior parcela dos custos de produção, cerca de 40%, foi referente à parte agrícola que envolve o trato e a colheita da cana. Em seguida, vem a cana comprada de fornecedores, que representou 25% dos gastos dos produtores entre 2011/12 e 2021/22.

Segundo a projeção do Oscar, a cana nesta safra vai aumentar seu custo de produção em 18,5% em relação à safra passada (2020/2021), bem acima do índice IPCA, que deverá ficar em 13%.

Os custos de produção tendem a se manter próximos à média histórica. Fernandes explica que a participação da cana de fornecedores deve aumentar, passando a representar 28% das despesas, assim como os gastos com arrendamentos. Ele destaca que os dispêndios cresceram juntamente com o preço dos açúcares totais recuperáveis (ATR).

Ainda de acordo com o sócio da Sucrotec, muitos preços aumentaram, ainda que alguns itens tenham ganhado mais espaço frente a outros. A mão de obra, por exemplo, conta com reajustes anuais, e os insumos agrícolas são diretamente corrigidos pela inflação. Ainda segundo ele, somente os adubos tiveram aumentos de quase 300% considerando a média histórica.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

IndústriaDestaquePopular

Bagaço de cana: de subproduto a coproduto estratégico

De resíduo a fonte estratégica de energia renovável, o bagaço pode elevar...