Home Últimas Notícias Empresa da Eslováquia compra de 50% da usina Agropéu
Últimas Notícias

Empresa da Eslováquia compra de 50% da usina Agropéu

Compartilhar

A empresa de investimentos AZC Orbis Invest, sediada na Eslováquia e com atuação em oito países, estreou nas Américas com a aquisição de 50% de participação na usina Agropéu, localizada em Pompéu (MG). A informação foi divulgada pela Globo Rural, que apontou que o valor do acordo não foi revelado pelas companhias envolvidas.

De acordo com a publicação, a AZC atua globalmente em diferentes setores — incluindo transportes, distribuição, produção de combustíveis, alimentos, bebidas, biocombustíveis, construção, tecnologia e química — sempre em parceria com outros sócios. O grupo, que recentemente começou a operar na Índia, é considerado o maior produtor de biocombustíveis do Leste Europeu e já detém participação em 12 empresas do setor.

Ainda de acordo com a reportagem, a entrada da AZC no capital da Agropéu é vista como uma movimentação estratégica da companhia eslovaca. Para a empresa brasileira, o negócio representa uma oportunidade de ampliar sua produção e presença no mercado nacional.

A Agropéu tem capacidade para moer 1,5 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Sua produção diária inclui 15 mil sacas de açúcar e 500 milhões de litros de etanol, além da geração de 40 megawatts-hora (MWh) de energia elétrica a partir do bagaço da cana.

Ainda segundo a Globo Rural, a Agropéu foi fundada em 1981 pela família Cordeiro, no contexto do Proálcool, e possui 20 mil hectares de canaviais, sendo 8 mil hectares irrigados. Essa área, no entanto, não foi incluída na transação com a AZC.

Em nota enviada ao jornal Valor e reproduzida pela Globo Rural, Richard Szabó, diretor de desenvolvimento de negócios da AZC, afirmou que o Brasil foi escolhido por ser “um dos players mais fundamentais do setor de açúcar e biocombustíveis”, e classificou a operação como um “próximo passo natural e lógico” para a empresa, considerando o potencial do país e seu histórico positivo na indústria.

Já Geraldo Otacílio Cordeiro, diretor-presidente da Agropéu e herdeiro dos fundadores, declarou que a união entre a experiência internacional da AZC e a força local da Agropéu permitirá à empresa “expandir sua atuação e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da produção de açúcar, etanol e energia no Brasil”.

A transação contou com assessoria da consultoria técnico-financeira Datagro, que intermediou a aproximação entre as duas empresas. Segundo Guilherme Nastari, diretor da Datagro, os investimentos da AZC “reforçam a importância e protagonismo do Brasil na produção de energias renováveis”.

Informações da Globo Rural
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...