Home Últimas Notícias [Especial RH]: Liderança: dom natural ou habilidade treinada
Últimas NotíciasDestaqueOpinião

[Especial RH]: Liderança: dom natural ou habilidade treinada

Compartilhar

Ter Líderes nas empresas é bom ou ruim? 

Por Renato Fazzolari*

A liderança já vem com o indivíduo, isto é: É nata! Ou pode ser aprendida? Esta é uma polêmica muito antiga, com defensores ferrenhos dos dois lados, por isso não vamos entrar nesse mérito.

A verdade é que existem indivíduos tidos como líderes natos, já nascem com um forte carisma, porém, nem sempre exercem positivamente essa liderança, enquanto outros que não possuem esse dom natural se compensam através de outros recursos, tais como: conhecimento; esforço; compreensão etc. e acabam sendo bem aceitos por seus comandados, tornam-se eficientes nas responsabilidades que lhe são atribuídas e ATINGEM AS METAS que lhes são propostas.

Mas para sermos mais objetivos, vamos analisar um conceito de liderança de James Hunter (que consta em seu livro “O Monge e o Executivo”), que tem sido mais aceito pelas empresas atualmente:

“LIDERANÇA É A HABILIDADE DE INFLUENCIAR PESSOAS PARA TRABALHAREM ENTUSIASTICAMENTE, VISANDO ATINGIR OS OBJETIVOS IDENTIFICADOS COMO SENDO PARA O BEM COMUM.”

Esse conceito realmente parece muito bom e eficiente. No entanto, o que aconteceria a uma empresa, se tivesse todos os profissionais de posto de comando com o perfil do líder nato e carismático, e por sua força de liderança, cada um conduzisse seus comandados segundo seus próprios princípios, e os levassem por direções antagônicas? Será que isso seria bom para a empresa? Claro que não! Seria uma empresa com muitas lideranças, mas sem direção.

E se nos postos de comando tivessem líderes natos, ou mesmo sem carismas, mas que fossem treinados e capacitados para influenciar e conduzir pessoas, e as direcionassem para trabalhar motivadas, integradas, e dessa forma canalizassem seus esforços para atingir as metas em harmonia com as demais áreas?

Com certeza esse tipo de liderança seria muito mais eficiente! Não acham?

Então é interessante que se reveja o conceito sobre o que se deseja de um líder e o que fazer para formá-lo na empresa.

Pense nisso!

Até a próxima e muita paz!

 

*Renato Fazzolari é fundador da AGRHO Headhunting, psicólogo, terapeuta transpessoal, escritor, articulista da UDOP, palestrante e conferencista em congressos e seminários. Ex-Gerente e Diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais.

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores e não correspondem, obrigatoriamente, ao ponto de vista da RPAnews. A plataforma valoriza a pluralidade de ideias e o diálogo construtivo.
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...