Últimas Notícias
Estatal da Indonésia planeja produzir etanol a partir de cana-de-açúcar e mandioca
A empresa estatal de energia da Indonésia, PT Pertamina, planeja começar a produzir etanol a partir de cana-de-açúcar e mandioca ainda em 2023. A companhia revelou em conferência na última quarta-feira, 04, que também iniciou a produção de hidrogênio verde usando energia geotérmica.
A Indonésia, o maior usuário de biodiesel de óleo de palma do mundo, tem trabalhado para introduzir mandatos de bioetanol para a gasolina para reduzir ainda mais as importações de combustível e as emissões de carbono, mas garantir matéria-prima adequada é um obstáculo.
“Neste ano, lançaremos nosso novo produto, o bioetanol – à base de cana-de-açúcar, à base de mandioca. (Existe) muita matéria-prima que pode ser usada. O óleo de palma é para o biodiesel, a cana-de-açúcar e a mandioca para o etanol”, disse o CEO da Pertamina, Nicke Widyawati, em uma conferência.
Os mandatos de biodiesel do país do Sudeste Asiático cortaram bilhões de dólares de suas contas de importação de diesel.
A Pertamina disse no ano passado que pretende iniciar um teste de produção de hidrogênio em 2023 em uma usina geotérmica em Ulubelu, na ilha de Sumatra, para produzir 100 kg (220 lb) de hidrogênio por dia.
A Indonésia é abençoada com um enorme potencial geotérmico, cerca de 27 GW (gigawatts), e agora de 27, menos de 10% é operado para se tornar eletricidade”, disse Widyawati.
“Temos uma meta ambiciosa de dobrar ou triplicar a capacidade em cinco a sete anos. Não apenas para eletricidade, mas também geotérmica para produzir hidrogênio verde”, disse ela na conferência, acrescentando que a produção de hidrogênio já começou.
Widyawati também repetiu as negativas anteriores da empresa de que havia comprado petróleo bruto da Rússia, que foi sancionado pelo Ocidente. Dados de rastreamento de navios divulgados pela Reuters, mostraram descarregamento de petróleo russo na Indonésia, embora seja comum que essas cargas sejam transferidas para outros navios para entrega em outro lugar.
Informações Reuters/Tradução RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter