Bioenergia
Etanol: discussão entre Brasil e EUA ganha novo capítulos
Brasil decide taxa de importação de etanol dos EUA no momento em que Trump intervém no setor
Uma materia publicada pelo jornal Folha de SP disse hoje que Brasil e Estados Unidos vão se deparar novamente com discussões de política de importação e de exportação de etanol neste final de mês.
O Brasil aplica atualmente uma taxa de 20% no volume do produto americano importado que exceder 600 milhões de litros. Essa taxa foi estipulada por dois anos e termina no próximo dia 31.
Independentemente do que for definido, Brasil e Estados Unidos vão continuar interferindo um no mercado do outro, com ou sem taxa.
E isso ocorre porque os dois países, principais produtores e consumidores mundiais, não conseguiram promover o tão esperado mercado mundial para essa commodity.
Brasileiros e americanos investiram muito na produção do combustível a partir dos anos 2000, acreditando em um crescimento do mercado mundial, o que não ocorreu.
Europa, Japão e outros países da Ásia pouco avançaram na utilização desse combustível renovável, tornando as negociações de etanol praticamente restritas entre os brasileiros e os americanos.
Os dois países tentam agora uma abertura comercial, e o ideal seria um mercado livre no setor sucroenergético.
Cadastre-se e receba nossa newsletter