Home Sem categoria Etanol e açúcar precisam de atenção durante a crise da Covid-19; veja os desafios
Sem categoria

Etanol e açúcar precisam de atenção durante a crise da Covid-19; veja os desafios

Compartilhar

A forte queda de preços da gasolina nas refinarias no Brasil é uma alerta para o setor de etanol e açúcar. É o que diz um levantamento da KPMG sobre as dificuldades do agronegócio decorrentes da pandemia da Covid-19.

A queda dos preços internacionais do petróleo e derivados também é vista pelo estudo como um desafio, já que o movimento impacta nos preços do etanol. “Neste cenário, a revisão anunciada de contratos pelas distribuidoras de combustíveis agrava a situação de preços e traz risco de fluxo de caixa. Há ainda uma preocupação com a capacidade de armazenamento de etanol”, destaca o relatório.

Para o açúcar, a maior parcela da produção da safra de 2020 e 2021 tem fixado preços atrativos,.o que atenua, parcialmente, o impacto da queda de preços do etanol. No entanto, há uma preocupação com o cumprimento de contratos.

Como possíveis saídas, o estudo destaca o foco na execução da safra, mitigando os riscos de operação, revisão do orçamento e fluxo de caixa e a reestruturação financeira. A análise dos contratos de trabalho e medidas de apoio governamental setorial também são abordagens positivas.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...