Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Etanol: setor pede isenção do pagamento de ICMS

Publicado

em

A queda do petróleo junto à pandemia do Covid-19 segue apertando a margem do setor sucroalcooleiro e deve impactar o caixa do produtor rural. Diante do cenário de suspensão de contratos de trabalho e redução de produção, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), encaminhou documento ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sugerindo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do biocombustível.

“Essa isenção sobre o álcool dos postos de combustíveis seria uma forma de incentivo ao consumo, fato que tornaria o combustível mais atrativo nas bombas pelos sul-mato- grossenses.

A solicitação se faz necessária para minimizar o impacto, nas usinas e nas cidades do interior, que tem agroindústria e cana plantada”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

Medidas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) encaminhou ofício ao Ministério da Agricultura com algumas reivindicações a favor do setor, entre elas a criação de uma linha de crédito, na casa dos R$ 9 bilhões.

“A conta vai chegar. O que está acontecendo com a cana é diferente de todos os demais segmentos do agro. O preço da cana vai cair, afetando os produtores. Algumas usinas estão optando pela produção de açúcar, o que é estratégico, uma vez que os preços estão fixados até novembro, em um patamar estável.

Junto com a alta do dólar isso ameniza os impactos. Lembro também que as destilarias vêm de dois anos com bons preços para o álcool”, sinaliza o gestor da TCH Gestão Agrícola, Júnior Trevelin, que estima queda no preço pago à cana-de-açúcar nos próximos meses devido a redução no consumo.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading