A Evermat recebeu, na semana passada, licença de instalação para sua primeira unidade, que será localizada em Sinop (MT). Nesta primeira fase da indústria, está previsto um investimento de R$ 1 bilhão, podendo chegar a R$ 4 bilhões em até quatro anos, conforme a demanda por ampliação.
Segundo a Evermat, a produção inicial estimada é de 207,5 milhões de litros anuais de etanol anidro ou 215 milhões de litros de hidratado, além de 134 mil toneladas de grãos de destilaria com solúveis (DDGS) e 7,9 mil toneladas de óleo de milho. Além disso, a capacidade de geração de energia elétrica será de 13 MW.
Para atender a necessidade industrial, a companhia estima o processamento de 1,25 mil toneladas de milho por dia. “A indústria deverá operar 24 horas por dia durante todo o ano. Somente na fase de instalação, trabalham cerca de 850 profissionais de 65 empresas terceirizadas, além de 68 profissionais diretos, podendo chegar a 150 contratações, após o início das operações”, detalha a Evermat, em nota.
Conforme a empresa, o documento emitido pela secretaria de estado de meio ambiente viabiliza a construção da indústria em uma área de 105 mil m², às margens da BR 163.
A Evermat nasceu da cooperação de 31 famílias de produtores agrícolas de Sinop e região. Assim, grande parte dos sócios são filhos e netos de produtores rurais.
“Nos unimos para verticalizar a produção, oferecendo uma alternativa rentável aos produtores rurais, promovendo e impulsionando outras cadeias produtivas do estado, estimulando o desenvolvimento regional e fortalecendo, ainda mais, a matriz energética brasileira – limpa e renovável”, afirma o presidente da Evermat, Tiago Stefanello.