Home Últimas Notícias Exportações do agro crescerão, diz Feplana com PL 1293/21 aprovado pelo Senado
Últimas Notícias

Exportações do agro crescerão, diz Feplana com PL 1293/21 aprovado pelo Senado

Compartilhar

 

O agronegócio tem sido importante para o PIB do Brasil. Apesar da alta das exportações, só não têm sido maiores diante do déficit de fiscais federais no campo. A fim de superar esse gargalo, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1293/21 ontem (20). Falta apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O PL vinha sendo defendido junto ao Poder Legislatura e ao Governo Federal pela Federação dos Platadores de Cana do Brasil (Feplana) e demais entidades rurais que integram o Instituto Pensar Agro em Brasília.

Dentre seus objetivos, depois da sanção presidencial, o PL permitirá que os agropecuaristas e a indústria implantem seus programas próprios de autocontrole a partir de protocolos privados com registros auditáveis de toda a cadeia, cabendo ao Ministério da Agricultura verificar o cumprimento desses programas. Hoje somente fiscais agropecuários podem fazer, mas não há suficientes diante da atual demanda expressiva.

“Será o salto qualitativo para o agro  porque agiliza o processo e permite que o setor possa ajudar mais o país ao assumir tal responsabilidade com a prestação de serviços técnicos ou operacionais relacionados às atividades de defesa agropecuária, contribuindo, também, na agilização das exportações dos produtos”, diz Paulo Leal, presidente da Feplana.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
MercadoÚltimas Notícias

Açúcar encerra safra 2025/26 com queda de quase 20% nos preços em SP e mercado segue pressionado

O mercado de açúcar fechou a safra 2025/26 com recuo relevante nos...

AçúcarÚltimas Notícias

Índia descarta restrições à exportação de açúcar e mantém tarifas sobre óleos

A Índia, o segundo maior produtor de açúcar do mundo, não tem...

Últimas Notícias

Raízen tem reunião com credores, que não gostam da ideia de converter dívida em ações

Os credores da Raízen não gostaram da proposta da companhia de converter...