Home Últimas Notícias Feplana aponta papel estratégico da cana no Renovabio e cobra regulamentação de CBios
Últimas Notícias

Feplana aponta papel estratégico da cana no Renovabio e cobra regulamentação de CBios

Compartilhar

A garantia dos CBios para os canavieiros do país e demais produtores de matéria-prima de biocombustíveis materializa e transforma a sustentabilidade proposta pelo RenovaBio em geração de renda no campo. Também faz o justo reconhecimento a esse segmento no programa, como definido pela lei 15.082/24 – legislação construída após acordo histórico entre entidades dos agricultores e indústrias (Feplana, Unida, CNA, Única e Bioenergia).

Tais questões estratégicas do setor da cana foram destacadas na audiência Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), nesta terça-feira (30).

Alexandre Andrade Lima, vice-presidente da Feplana, aproveitou, inclusive, para cobrar a regulamentação urgente desta lei para fazer justiça social com o segmento canavieiro que responde pelo progresso econômico através da produção de cana e geração de emprego e renda em diversas regiões, especialmente nas pequenas e médias propriedades do país

“O RenovaBio é uma política pública técnica, econômica e socialmente estratégico para o Brasil. E os fornecedores de cana são atores centrais nesse processo”, afirmou Alexandre.

Diante de representantes de entidades do setor produtivo (fornecedores de matéria-prima e indústrias de biocombustíveis), órgãos governamentais, distribuidoras de combustíveis e especialistas, a audiência, ora convocada pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR), reforçou a importância de alinhar políticas públicas, mercado e setor produtivo nesta agenda de descarbonização que seja justa, inclusiva e economicamente viável.

Para sua consolidação, portanto, é preciso e urgente incluir os canavieiros no RenovaBio, ramo que é protagonista da bioenergia e uma parte essencial da agropecuária sustentável. E só com a garantia dos CBios se confere tal inclusão, conforme realçou o VP da Feplana.

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...