Conecte-se conosco
 

Indústria

Fermentação: como evitar perdas e maximizar a eficiência no processo?

Publicado

em

#publieditorial 

Medir e controlar. Qual é a melhor maneira de obter o máximo de produtividade na produção de etanol? Este foi o tema abordado no 3º Encontro de Inovações da Indústria Sucroenergética, realizado em Sertãozinho, SP, evento simultâneo a maior feira global do segmento, a Fenasucro&Agrocana 2019.

Realizado no Auditório Copercana, o evento reuniu especialistas do setor em sua 3ª. edição e foi promovido pela Biocane Química Industrial em conjunto com outras importantes empresas fornecedoras que atuam no setor como Al Sukkar, Metrohm, Pensalab, MRI, Horland, Nexus, Sucroanalítica, Liotti Química e Cal CEM.

Participantes do evento reunidos no auditório Copercana

O Engenheiro Químico e Diretor Comercial da Biocane, Edson Mikus palestrou sobre o tema Suplementação Nutricional no Processo Fermentativo: Ferramentas para Evitar Perdas e Maximizar a Eficiência.

Em sua apresentação discorreu sobre os programas de tratamento que a empresa possui em seu portfólio da Divisão Açúcar e Etanol.

O engenheiro Edson Mikus, da Biocane, palestrou sobre a suplementação no processo fermentativo como ferramenta para minimizar perdas e maximizar a eficiência, trazendo ganhos à unidade sucroenergética

Ele destacou o desafio dos gestores com os patamares crescentes de produção de etanol,  a projeção histórica de mix de 65,3% da cana para Etanol na Safra 2019/2020 e, por consequência, como este cenário reforça a necessidade de busca  pela eficiência e maiores rendimentos. Neste contexto, enfatizou a importância do controle operacional e a compreensão da atividade enzimática e metabólica da levedura, assim como dos diversos fatores que estimulam ou reprimem a ação enzimática, afetando o desempenho e a eficiência do processo fermentativo.

Inúmeros cases de trabalhos foram apresentados com o emprego do Nutriente Balanceado BIOCANE NUTRIPLUS e do Ativador Metabólico BIOCANE ACTIVE PLUS P, demonstrando a recuperação da atividade da levedura, o aumento da taxa de conversão de açúcar em etanol, a redução de subprodutos e dos açúcares residuais, bem como a relação custoxbenefício das aplicações nas unidades sucroenergéticas, distribuídas pelos mais diferentes polos produtores do país.

Compartilhando experiências

Durante o coffee break, além da oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre cada palestra, os participantes, pertencentes aos mais diversos grupos empresariais, vindos de diferentes regiões e polos produtores, puderam ampliar o networking.

Cada ciclo de palestras foi finalizado com perguntas feitas pelo aplicativo, garantindo a interação entre os participantes do evento e esclarecimento de dúvidas junto aos palestrantes.

Os presentes participaram de um almoço de confraternização e, na sequência, puderam visitar a 27ª Feira Internacional da Bioenergia, Fenasucro&Agrocana.

Otimizando processos, maximizando resultados 

A Biocane produz especialidades químicas auxiliares que atendem o segmento sucroenergético com aplicações nas diversas etapas do processo produtivo de açúcar e etanol, tratamento de água e efluentes, oferecendo monitoramento por meio de equipe técnica especializada.

Com sede em Piracicaba, SP, no moderno Distrito Industrial Uninorte, a empresa concentra suas atividades fabris, laboratório de qualidade e desenvolvimento, além de armazenamento estratégico que favorece uma logística de pronto-atendimento.

A companhia possui Sistema de Gestão da Qualidade com certificação ISO 9001 e está presente nos principais polos e segmentos industriais do país, mantendo estreita sintonia com seus avanços tecnológicos, o que favorece o desenvolvimento de produtos e formulações personalizadas.

Devido ao bom relacionamento, ética nos negócios e a confiança conquistada junto aos clientes, vem alcançando expressiva participação no mercado, com genuíno interesse em agregar valor e estabelecer parcerias duradouras.

Cadastre-se e receba nossa newsletter