Home Últimas Notícias Ferrovia em Mato Grosso vai chegar até Lucas do Rio Verde, promete CEO da Rumo
Últimas Notícias

Ferrovia em Mato Grosso vai chegar até Lucas do Rio Verde, promete CEO da Rumo

Compartilhar

A Rumo vai manter o ritmo de investimentos no setor ferroviário após aplicar R$ 30 bilhões em infraestrutura desde 2015. O CEO da empresa, Pedro Palma, afirmou nesta segunda-feira, 4, durante o AgroForum do BTG Pactual, que a continuidade dos aportes dependerá da expansão da produção agrícola e das condições econômicas do país.

Em destaque, Palma citou a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que terá 700 quilômetros de extensão até Lucas do Rio Verde, importante polo de grãos no estado. A Ferrovia vai passar por 16 municípios, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá. Tudo interligado ao Porto de Santos.

A primeira fase do projeto, com 160 quilômetros, deve começar a operar em 2026, atendendo as cidades de Primavera do Leste, Tomaquino e Campo Verde. A obra, que envolve 4,5 mil trabalhadores, faz parte dos planos da Rumo de aumentar o escoamento ferroviário de produtos agrícolas da região.

Segundo Palma, a ferrovia é uma das apostas da companhia para aliviar o transporte rodoviário, que ainda concentra a maior parte da logística de grãos.

Nos últimos dez anos, a Rumo dobrou sua capacidade de transporte em Mato Grosso, passando de 12 milhões para 25 milhões de toneladas anuais sem expansão da malha existente, apenas com recuperação e modernização de ativos.

A empresa também projeta reforçar a logística de exportação no Porto de Santos (SP). Em parceria com a americana CHS, a Rumo está ampliando sua capacidade portuária para atender ao crescimento das exportações de grãos e evitar gargalos futuros. “Temos de garantir que Santos tenha a estrutura necessária para o fluxo de produção do agronegócio,” afirmou Palma.

Outro ponto mencionado pelo CEO foi a operação da Malha Central, trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Palmas (TO) a Estrela do Oeste (SP). O corredor ferroviário movimenta atualmente entre 7 e 8 milhões de toneladas por ano, conectando a produção de Tocantins, Goiás e Triângulo Mineiro ao Porto de Santos.

Com informações da Agência Estado / Gabriel Azevedo
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues antecipa como o Agro brasileiro será posicionado na COP30 e faz sérios alertas

Ex-ministro descreveu o documento que representará o setor privado na conferência do...

India
Últimas Notícias

Maior cultivo de mandioca na Tailândia pode impactar mercado global de açúcar

Segundo a StoneX, com os preços do açúcar em queda e a...

Últimas NotíciasOpinião

Opinião: O agronegócio sob fogo cruzado

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e fazer demagogia,...

Últimas Notícias

Brasil e Indonésia firmam acordo de cooperação para comércio de produtos do agro

O Brasil e a Indonésia firmaram acordo de cooperação em medidas sanitárias...