Home Últimas Notícias FPA pede “cautela e diplomacia firme” diante de tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil
Últimas Notícias

FPA pede “cautela e diplomacia firme” diante de tarifa de 50% imposta pelos EUA ao Brasil

Compartilhar

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu “cautela e diplomacia firme” ao governo brasileiro diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

“A FPA manifesta preocupação com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, comunicada por meio de carta oficial enviada ao governo brasileiro, representa um alerta ao equilíbrio das relações comerciais e políticas entre os dois países”, disse a bancada da agropecuária em nota.

A FPA avalia que a nova alíquota vai produzir reflexos diretos que atingem o agronegócio nacional “com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras”.

O texto complementa: “Diante desse cenário, a FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações”.

Por fim, a frente defendeu o fortalecimento das tratativas bilaterais entre os países, sem isolamento do Brasil perante às negociações. “A diplomacia é o caminho mais estratégico para a retomada das tratativas”, argumenta a FPA.

Tereza Cristina: “calma e equilíbrio”

A senadora e vice-presidente da FPA, Tereza Cristina (PP-MS), defendeu que as instituições brasileiras precisam ter “calma e equilíbrio” no atual momento.

“A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, disse a senadora em nota ao Broadcast Agro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou mais cedo que os EUA vão impor tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. Trata-se da mais alta alíquota divulgada a partir de cartas enviadas pelo republicano aos países desde o início desta semana.

Agência Estado| Isadora Duarte

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar recua com sinalização de exportações da Índia e maior oferta global

Produção elevada na Índia e no Brasil pressiona cotações, enquanto petróleo e...

MercadoÚltimas Notícias

Açúcar encerra safra 2025/26 com queda de quase 20% nos preços em SP e mercado segue pressionado

O mercado de açúcar fechou a safra 2025/26 com recuo relevante nos...

AçúcarÚltimas Notícias

Índia descarta restrições à exportação de açúcar e mantém tarifas sobre óleos

A Índia, o segundo maior produtor de açúcar do mundo, não tem...

Últimas Notícias

Raízen tem reunião com credores, que não gostam da ideia de converter dívida em ações

Os credores da Raízen não gostaram da proposta da companhia de converter...