Home Sem categoria Geadas atingem cerca de 400 mil hectares de cana
Sem categoria

Geadas atingem cerca de 400 mil hectares de cana

Compartilhar

O impacto das geadas ocorridas no início deste mês nas lavouras de cana começou a ser quantificado. Segundo levantamento feito pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em parceria com a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), cerca de 400 mil hectares de cana foram atingidos. Essa extensão representa 5% da área a ser colhida nesta safra (2019/20), conforme projetado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), de 7,5 milhões de hectares.

Da área afetada, em torno de 65% não havia sido colhida. Nessas áreas, a colheita de plantas “adultas” pode apresentar uma perda de produtividade de até 5 toneladas por hectare ante o esperado, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, em nota.
O impacto foi maior em regiões como Mato Grosso do Sul, Paraná e sul de São Paulo. “Em algumas unidades produtoras, a geada chegou a impactar quase 50% da área cultivada”, observou.

Em áreas onde o impacto da geada foi relevante, há necessidade de replanejar o cronograma de colheita. Isso deve afetar a qualidade da cana, já que parte da matéria-prima não será processada no ponto ideal de maturação. “Esse aspecto pode reduzir ainda mais a concentração de ATR [açúcares totais recuperáveis] na planta, que já apresenta valor médio inferior ao do ano passado”, disse.
Do início da safra até 16 de julho, o teor de ATR ficou em 126,31 quilos por tonelada de cana, 4,1% menor do que há um ano atrás.
Nas áreas atingidas por geadas em que a lavoura já havia sido colhida, é esperado algum impacto na produtividade do próximo ciclo (2020/21), segundo a Unica.

O clima do início do mês também prejudicou o ritmo da colheita na primeira quinzena de julho. No período, as usinas do Centro-Sul processaram 40,9 milhões de toneladas de cana, volume 9,5% menor que o observado no mesmo período da temporada passada. Como consequência, a produção de açúcar recuou 19%, para 1,94 milhão de toneladas, enquanto a de etanol (anidro e hidratado) caiu 9,9%, para 2,17 bilhão de litros.

No acumulado da safra, o processamento de cana está 10,7 milhões de toneladas menor do que no mesmo período da safra passada. Como a produção desta safra está mais voltada para o etanol do que a da safra passada, isso tem resultado em menor produção de açúcar, que está 1,3 milhão de toneladas inferior a um ano atrás, somando 10,9 milhões de toneladas. A produção total de etanol até agora alcançou 12,8 bilhões de litros, queda de 5,1%.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...